superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

Em cerimônia realizada no Palácio da Cidade na manhã desta quarta-feira, dia 3, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro apresentaram os primeiros integrantes do Time Rio, um projeto de investimento na preparação de atletas com potencial de medalhas visando aos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Diego Hypólito (ginástica artística), Ricardo Winicki (vela), Kaio Marcio (natação) e Barbara Leôncio (atletismo) serão beneficiados, a partir de abril, com suporte financeiro e logístico durante toda a preparação neste ciclo olímpico. Além do potencial de medalhas no maior evento esportivo do mundo, o motivo da escolha destes nomes é sua ligação com a capital fluminense e o fato de treinarem na cidade. Novos nomes serão anunciados em breve para integrar o Time Rio, que terá de 10 a 13 atletas. O Time Rio receberá R$ 12 milhões até 2012 para investir nos atletas e em suas equipes técnicas. O COB espera que outras prefeituras e governos estaduais se associem ao Programa de Apoio ao Time Brasil, também lançado nesta quarta-feira (3).

O prefeito Eduardo Paes, idealizador do projeto, e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, deram boas vindas aos novos representantes esportivos da cidade olímpica de 2016. “Gostaria de parabenizar o prefeito pela sua ideia pioneira de ajudar os atletas do Rio de Janeiro. É um projeto que impressiona por sua amplitude. A iniciativa do Rio de Janeiro nos motivou a criar um Programa possibilitando que outras cidades e estados abracem esta proposta. Vamos expandir essa ideia para outros locais, a fim de beneficiar mais atletas”, declarou Nuzman.

Da esquerda para a direita: Bimba, Diego Hypólito, Carlos Nuzman, Eduardo Paes, Kaio Marcio e Barbara Leôncio

O presidente do COB ressaltou a importância de outras cidades e estados aderirem ao programa, contribuindo assim para o fortalecimento do Time Brasil nos próximos Jogos Olímpicos Londres 2012 e para a preparação ao Rio 2016. “Não importa se uma prefeitura vai apoiar um, dez ou 50 atletas. Estamos preparados para desenhar um projeto de acordo com o interesse e a disponibilidade financeira das prefeituras e dos governos estaduais. O mais importante é oferecermos essa estrutura a um maior número de atletas”, afirmou Nuzman.

Eduardo Paes revelou que a inspiração para o projeto veio da atual presidente do Flamengo, Patricia Amorim, que à época dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 o aconselhou a se aproximar do esporte de alto rendimento. “É fundamental investirmos de forma objetiva no alto rendimento. O esporte é cada vez mais profissional, com expressivos investimentos dos poderes públicos em diversos países. Quero que esses atletas tragam resultados para a cidade e sirvam de inspiração para nossos jovens. É importante que o Brasil crie uma cultura de resultados. Estamos apostando nestes atletas e dando todas as condições para alcançarem a medalha em 2012. Estamos retribuindo ao esporte o presente que ele deu à nossa cidade. Esse investimento é uma dívida que a cidade do Rio tem com os atletas”, afirmou o prefeito, em referência à conquista da sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

O COB atuará na coordenação da parte técnica do projeto, em parceria com as Confederações Brasileiras Olímpicas e as demais entidades esportivas aos quais os atletas estão ligados. Além disso, o COB fará o gerenciamento financeiro das ações. Uma das características da iniciativa é a preocupação com a estrutura que cerca o atleta de alto rendimento. Por isso, o Time Rio dará atenção especial ao pagamento de salário de treinadores, nutricionistas e médicos, além de compra de materiais e equipamentos para a prática do esporte e logística para viagens e competições. Tudo para que o atleta tenha tranqüilidade para treinar e alcançar seu melhor desempenho nas competições.  “Este programa é todo voltado para o atleta, que não precisará abrir mão de seus patrocínios ou dos apoios que já recebe, pois os objetivos não são conflitantes. Na verdade, trata-se de um complemento à preparação que ele já executa”, explica o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire.

Além de prever o apoio a atletas da natação, judô, canoagem, vela, taekwondo, ginástica artística e atletismo já para os Jogos de 2012, a Prefeitura do Rio e o COB vão investir também na descoberta de novos talentos do boxe e do ciclismo visando ao Rio 2016. Em parceria com COB, haverá a implantação de quatro núcleos de boxe em comunidades de baixa renda para a descoberta de novos atletas, inspirado no exemplo de Cuba. O projeto prevê ainda a utilização do Velódromo para a criação de uma equipe de base de ciclismo para competir com chances de medalhas em 2016.

Atletas comemoram apoio

Barbara Leôncio, que emocionou o mundo na apresentação da candidatura do Rio aos Jogos Olímpicos de 2016, em Copenhague, é uma das apostas do Time Rio. Fruto de um projeto social na Escola Municipal Silveira Sampaio, a carioca conquistou em 2007 o titulo mundial de menores, nos 200m. Atualmente, lidera o ranking brasileiro juvenil. “Vai melhorar mil por cento. Vamos ter ajuda para evoluir. Agora, não tem como o sonho de medalha não dar certo. Se sem esse apoio já consegui resultados internacionais, imagina agora? Estou muito feliz. É um projeto espetacular”, comemorou a velocista, que ganhará a companhia de outras atletas da modalidade no Time Rio. O objetivo é investir numa equipe de revezamento. Em Pequim, o revezamento 4x100m feminino ficou em quarto na final olímpica.

Da esquerda para a direita: Diego Hypólito, Barbara Leôncio, Bimba e Kaio Marcio

O ginasta Diego Hypólito, bicampeão mundial do solo, é um dos atletas identificados com a cidade.  “É um grande salto para o esporte brasileiro. Agora não teremos que nos preocupar com fatores externos. Assim, teremos tranquilidade para competir. O Time Rio é um incentivo para o fortalecimento do esporte na cidade. Estou certo de que muitos atletas vão pensar duas vezes antes de trocar de cidade para treinar. O meu maior problema não está em treinar para competir. Mas pensar no salário do meu treinador, se vou ter bons equipamentos para treinar, que médico poderá me atender. E esse projeto me dará todo o suporte que preciso”, festejou Diego, que já espera poder receber um novo tablado para treinamentos.

Ricardo Winicki, o Bimba, que há um ano recebe o apoio do COB num trabalho pioneiro de Ciência do Esporte, mostrou-se aliviado com o apoio da Prefeitura do Rio. “Estou com 29 anos, fui pódio em praticamente todas as competições internacionais e em 2009 fiquei sem patrocínio. Fiquei desmotivado, mas agora estou de espírito renovado. Acredito que as coisas estão melhorando e o Brasil está começando uma cultura de apoio ao esporte, o que é muito importante. Acredito que o Time Rio também sirva de incentivo para o mais jovens ingressarem no esporte e verem que um dia podem chegar onde chegamos”, avaliou o campeão mundial da classe RS:X em 2007.

O paraibano Kaio Marcio, que já vem treinando em piscinas cariocas há um ano, celebrou o Time Rio. “É um presente. Todo atleta sonha em ter uma boa estrutura para alcançar seu melhor desempenho. Sinto que tenho condições de brigar por igual com qualquer adversário. Em Londres espero colher os frutos desse trabalho”, afirmou.

Fonte: COB / Textual ; fotos: Sergio Huoliver/COB/Divulgação
 

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.