superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) convocou 14 atletas do Enduro Equestre para participar do processo de qualificação para formação da equipe que representará o País nos Jogos Equestres Mundiais de Kentucky, nos Estados Unidos, no segundo semestre. Destes 14 serão selecionados 5 conjuntos, quatro formarão a equipe e um disputará no individual.

São Paulo tem a maior representação entre os pré-convocados, 9 atletas: Ana Carla Maciel, Andre Vidiz, Leo Steinbruch, Lilian Garrubo, Luciane Bagarolli, Marcio Honório, Mariana Salles, Pedro S. Marino e Karina Arroyo. O Rio de Janeiro será representado por Nick Lins e Vitoria Lins; Minas Gerais por Rafael Salvador e Leonardo Abreu e o Distrito Federal por Fernando Gonçalves.

André Vidiz, atual campeão brasileiro, está entre os 14 pré-convocados para o Mundial Kentucky 2010

Fase preparatória

Esporte de resistência e de longa duração – no Mundial a trilha é de 160 km com Velocidade Livre - o Enduro Equestre exige preparo físico dos atletas e suas montarias. Objetivando a melhor preparação dos candidatos as vagas na equipe, a Confederação Brasileira de Hipismo desenvolveu um programa que inclui treinos, provas, avaliações físicas e palestras com renomados profissionais do setor.

Esta fase preparatória começa nos dias 12 e 13 de março, no Hotel Dona Carolina, em Itatiba (SP), ocasião em que os atletas serão submetidos a avaliações de aptidão física, teste ergoespirométrico, avaliação composição corporal e avaliação nutricional, análise status de hidratação, avaliação postural e fleximetria, modulação simpático-vagal. O coordenador do programa de avaliações é Rogerio Neves, médico especialista em Medicina do Esporte e Fisiologia do Exercício com vasta experiência em clubes profissionais de futebol e médico fisiologista da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Atenas.

Participam, ainda, da avaliação dos atletas, Giovani Dello Russo Neto, André Nersissian e Daniela Neves.

Daniela Neves é nutricionista do Departamento Profissional de Futebol da Associação Portuguesa de Desportos desde 2004 e Coordenadora do Setor de Nutrição Clínica e Esportiva do Sport Lab. O biomédico fisiologista Giovani Dello Russo Neto é membro do Colégio Brasileiro de Fisiologia do Exercício, professor universitário e fisiologista responsável do Laboratório de Avaliaçao Física- FisioLab. André Nersissian, pós-graduado em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina é também personal trainer com atuação na formação de atletas.

O programa da CBH para os pré-convocados inclui, ainda, clínicas preparatórias em abril e junho e treinos com participação dos 14 conjuntos em maio e junho. No dia 20 de julho serão divulgados os cinco conjuntos selecionados que voltam a passar por nova avaliação física, assim como seus animais. A partir da definição do time serão realizados treinos conjuntos de manutenção e um treino final antes do embarque para os Estados Unidos. A definição de formação da equipe e de quem vai disputar no individual só acontece no dia da prova após avaliação final dos conjuntos.

Jogos Equestres Mundiais

Instituídos pela Federação Equestre Internacional (FEI) em 1990 e realizados a cada quatro anos, os Jogos Eqüestres Mundiais reúnem a elite do hipismo mundial em disputas individuais e por equipe em oito diferentes modalidades: Salto, Adestramento, Concurso Completo de Equitação, Volteio, Rédeas, Enduro, Atrelagem e, em 2010, pela primeira vez, o Paraequestre.

Batizado de “Alltech FEI World Equestrian Games” (WEG 2010) o evento considerado a “Copa do Mundo” do cavalo acontece entre 25 de setembro e 10 de outubro no Kentucky Horse Park, em Lexington, Kentucky, Estados Unidos. Em sua sexta versão e a primeira fora do Continente Europeu, os Jogos Equestres Mundiais vão reunir cavaleiros e amazonas de 60 países, atraírem um público de 800 mil pessoas, além de ser transmitido para outras 500 milhões em todo mundo.

O Brasil participa dos Jogos Equestres Mundiais desde sua 1ª edição quando foi representado por atletas do Salto e do Concurso Completo de Equitação. Os enduristas brasileiros fizeram sua estréia na 2ª edição do WEG, em 1994, em The Hague, Holanda.
 

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.