superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

A cidade de Curitiba sediou, entre 21 e 25 de abril, na Sociedade Hípica Paranaense, o Concurso de Salto Nacional 3* (CSN***), com provas seletivas para o Campeonato Mundial de Cavalos Novos de 5, 6 e 7 anos, o Campeonato Americano das categorias Mirim e Sul Americano Pré-junior e Júnior e válido, ainda, para o Ranking Nacional de Entradas Categoria Sênior Top da Confederação Brasileira de Hipismo. O evento - com patrocínio da Omar Camargo Corretora Premium de Valores -  foi um dos maiores eventos do hipismo nacional e o maior já realizado no Estado.

Com recorde de inscrições, cavaleiros e amazonas do Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul totalizaram 600 conjuntos (cavaleiros / cavalos) em pista. Além de contar com grandes nomes, entre eles, os cavaleiros olímpicos Vitor Alves Teixeira, Luiz Felipe de Azevedo e Cesar Almeida, o campeão da prova internacional Rudder do The Best Jump de 2009 Bartholomeu Bueno de Miranda Neto e o premiado atleta Denis Gouveia.

Durante os cinco dias de competição, os amantes do hipismo puderam conferir o show dos competidores. Mas devido às fortes chuvas, as provas da sexta-feira, 23, precisaram ser canceladas e marcadas para o dia seguinte. Mesmo com a chuva ainda insistindo no sábado, 24, e domingo, 25, o evento deu prosseguimento com grandes disputas. Tampouco faltou diversão extra para atletas e visitantes. No sábado à noite, a apresentação da banda de pop rock Toccata foi o ponto alto.

Leandro Guinchetti com o BH Palmar vence mais importante GP em sua carreira

Na tarde de domingo, todas as atenções se voltaram para o Grande Prêmio Cidade  de Curitiba, a 1.50 metro, válido pelo ranking nacional de entradas da categoria Sênior Top. Nenhum dos 20 conjuntos garantiu duplo zero falta nas duas voltas do GP.

Na 1ª volta a única pista limpa foi do ginete paulista Leandro Serrano Giunchetti com o BH Palmar, de 13 anos, um filho de Potencial, que era da querida amazona Veronica Wright, falecida junto com toda a sua família em um trágico acidente aéreo em 23 de maio de 2009.  

Leandro e Palmar: a caminho do mais importante pódio de sua carreira no GP Cidade de Curitiba 2010; crédito: Ju Ribas

Já na 2ª volta, Leandro e Palmar cometeram um derrube no penúltimo obstáculo. "Eu me desconcentrei um pouco, fizemos a falta, aí eu acordei e passamos o último", contou o grande vencedor Leandro. "O Palmar é um cavalo especial com temperamento um pouco difícil. Mas ele é muito bom, corajoso, potente e franco. Estamos querendo vendê-lo e ele certamente pode ser muito competitivo nas principais provas no país", destacou o cavaleiro, de 33 anos,  que comemorou a mais importante vitória da carreira.

"Já venci e me classifiquei em outras disputas importantes, mas esse GP foi o mais importante. Aproveito para dedicar esse título a Veronica, que era muito especial e querida, ao Renato Junqueira que me intermediou o fato do Palmar estar comigo, e também ao meu amigo Zé Roberto (Reynoso Fernandez) que tem me ajudado muito nos treinamentos."     
 
Sagrou-se vice-campeão o premiado jovem talento de São Paulo, André Campos Freire com Lanciano que perdeu 9 pontos com falta a cada passagem e apenas 1 ponto por excesso na segunda. Já a 3ª colocação coube ao cavaleiro top carioca Fábio Leivas com Lancelot totalizando 13 pontos perdidos.

Jovem paranaense Giovana Sobania garante espetcular no mini-GP

No sábado, o Mini GP, a 1.40 metro,  teve como campeã a amazona da Sociedade Hípica Paranaense Giovana Sobania superando um total de 39 conjuntos dentre os quais 12 habilitaram-se ao desempate.  Montando Atomo Classi, Giovana superou atletas olímpicos como Luiz Felipe de Azevedo, 2º colocando montando Fape Colosso, ambos sem faltas, em 44s15 e 46s99.

A amazona da casa, Giovanna Sobania com Átomo Classi: vitória no concorrido mini-GP; crédito: Ju Ribas 

Completaram o placar da 3ª à 6ª colocação o brasiliense Flávio / PHBR Negrisco que zerou emm 49s83, os paulistas José Luiz Guimarães de Carvalho / Arriminum, José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Castor Cooper Sanol Dog Protécnica e Pedro Cardoso de Maio / Cerro Bravo JMen, todos com uma falta, em 43s76, 44s60 e 45s79. 

Missão cumprida

Para Fernando Sperb, presidente da Sociedade Hípica Paranaense, o evento foi um sucesso, principalmente por conta da novidade desse ano, a revitalização das pistas, em especial da Pista Presidentes (Pista Principal) inaugurada há poucos dias e que contou com o patrocínio parcial da Rocha Top Terminais Portuários e com os serviços da Best Arena Serviços Ltda. “Esta reestruturação da Hípica fez com que todos os melhores cavaleiros do Brasil viessem saltar aqui e fez deste o maior campeonato do Estado do Paraná de todos os tempos. A chuva acabou sendo vencida pela qualidade da pista, que não só suportou extraordinariamente bem o clima ruim" , destacou o anfitrião.

O campeão do GP Leandro Giunchetti também ressaltou os esforços da organização para superar os problemas e melhor atender a todos mediante a chuva. "No primeiro dia, tinha água nas cocheiras dos meus cavalos. Mas a organização se empenhou, todo mundo se empenhou no sentido de transferir os cavalos e melhorar as condições de estabulagem. O problema foi rapidamente solucionado", disse Leandro, destacando ainda a  qualidade do piso.

"Sem dúvida, o piso se manteve espetacular. No sábado o mini-GP foi disputado debaixo de forte chuva sem problemas e no domingo com a chuva mais leve, as condições do piso também se mantiveram muito bem", finalizou o campeão do GP Cidade de Curitiba 2010.

Consulte o resultado completo.

Fonte: Imprensa CBH - Carola May com dados Toda Comunicação - Veronica Pacheco e Site FPH;   fotos e agradecimentos: Juliana Ribas - Jota Design - www.jota.com.br 

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.