superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

Em 27e 28 de maio, quatro percursos seletivos para as Olimpíadas da Juventude em Singapura, entre 14 e 26/8, e o FEI World Jumping Challenge 2010, entre 9 e 12/12, na Guatemala, antecederam as provas do 6º Grand Prix Alphaville de Hipismo em Santana do Parnaíba (SP).

Ao todo 23 concorrentes concorreram às duas vagas para representar o Brasil. Para as Olimpíadas da Juventude, que em 2010 tem sua primeira edição, concorreram cavaleiros/amazonas nascidos dentre 1º de janeiro de 1992 até 31 de dezembro de 1993, e no caso do FEI World Jumping Challenge, uma competição anual, atletas a partir do início do ano em que completam 15 anos.

Foram disputadas duas provas, cada uma com dois percursos distintos, com as seguintes dimensões máximas: 1º percurso, a 1.20 e 1.20 metro, e 2º percurso de velocidade, 1,20 e 1.20 metro. Garantiria vaga, o atleta  com o menor número de penalidades nos quatro percursos e melhor tempo nos dois segundos percursos.

Com muita adrenalina e torcida, a disputa teve como grande vencedor Luis Antonio Piva Filho montando Zenite Itapuã, de 11 anos, que zerou os quatro percursos com o tempo final de 132s51. Resultado este que garantiu ao atleta de 16 anos de Tietê no interior paulista, a vaga para o FEI World Jumping Challenge.

 Luis Antonio Piva Filho e seu Zenite Itapuã saltam para a vitória na seletiva FEI World Challenge: único conjunto a completar os quatro percursos sem faltas; foto: Duílio / Tupa 

Já a 2ª colocação coube ao premiado jovem talento de São Paulo, Guilherme Dutra Foroni, 17 anos, que montando EF Hanna, de 8 anos, perdeu apenas 4 pontos na 2ª passagem da primeira prova e somou o tempo final de 121s83.

Concentração total de Guilherme Foroni em busca da vaga para as Olimpíadas da Juventude Singapura 2010; ao fundo, Edgar Foroni (de chapéu), pai e grande incentivador do jovem talento da nova geração do hipismo brasileiro; foto: Duílio / Tupa Vídeo
 

A realização de um sonho

Para ambos os atletas, a classificação significou a realização do sonho de representar o Brasil em uma importante competição internacional.

Campeão do ranking brasileiro e paulista Junior 2009 e atual líder da categoria Guilherme Foroni tem motivos de sobra para comemorar. O cavaleiro foi o 5º colocado na seletiva que classificou três atletas sul-americanos na seletiva para as Olimpíadas da Juventude realizada no Chile no início do ano. Mas desta vez, Guilherme garantiu sua merecida vaga. "Busquei em primeiro lugar fazer o meu trabalho, ou seja, tentar zerar e deixar a pressão para os outros. A gente não pode se preocupar com os outros", diz Gui, revelando sua estratégia.

 Guilherme Foroni com sua EF Hanna, de apenas 8 anos, "nascida em casa" e que também já tem importantes conquistas sob a sela do cavaleiro na série de 1.40 metro
 

O currículo do representante brasileiro em Singapura 2010 apresenta entre os outras conquistas por ordem cronológia: o 6º posto no Brasileiro Mini-mirim; o título de campeão do Paulista Pré-mirim, categoria na qual também sagrou-se campeão brasileiro por equipes; bicampeão paulista mirim 2005, 2006, campeão mundial children por equipes e 8º individual em 2006, ano em que foi prata no Americano de Mirins; a 4ª colocação no Paulista de Juniores 2007; o 4º posto no brasileiro de Juniores 2008; o 3º posto no Brasileiro de Juniores 2009. Competindo na categoria Sênior em 2009, Guilherme venceu uma prova a 1.45 metro no Aniversário da Hípica de Campinas e ainda conquistou uma prova a 1.45m no Internacional do Aniversário do Clube Hípico de Santo Amaro.

"Desde que comecei a montar aos 3 anos de idade, minha meta era chegar a uma Olimpíada, que é o sonho de qualquer um. Agora tenho essa possibilidade", comemora um dos mais promissores talentos da nova geração do hipismo paulista e brasileiro.

 

 Mais um grande salto do conjunto Gui com EF Hanna
 

Para os jovens iniciantes no esporte, Guilherme dá o seguinte conselho: "nunca desista! Sempre tem altos e baixos. Quando a gente está na boa e cai, muitos desistem. Mas isso é a vida, precisamos sempre batalhar e crescer!"      

Já Luis Antonio Piva Filho, a vitória na seletiva rumo à Guatemala também tem um sabor especial. O cavaleiro de 16 anos que há três anos ainda disputava a série de 0.90 metro nas provas da Associação Brasileira de Hipismo Rural (ABHIR) quando então passou a montar com o ginete top Lourenço Vieira da Silva, o Louro, já tem em seu currículo outras importantes conquistas.

Piva e Zenite Itapuã: perfeitos nas seletivas FEI em Alphaville; foto: Duílio / Tupa Vídeo
 

Em um ano de aula com Lourenço, Luis já estava saltando 1.10 metro. No ano de 2009, o jovem talento subiu ao pódio do Paulista de Jovem Cavaleiros, a 1.20m, na 4ª e 6ª colocação, ano em que pela categoria Jovem Cavaleiro também foi o grande vencedor no Internacional na Sociedade Hípica Brasileira (RJ), no Indoor na Sociedade Hípica Paulista (SP), e garantiu a 1ª e 2ª colocação no Haras Polana, entre outras classificações.

O ritmo de treinamento do cavaleiro é intenso. Na 2ª, 4ª e 6ª feira, Luis monta com Lourenço em Limeira, e na 5ª feira e no final de semana,  treina com o ginete top Bartolomeu Bueno de Miranda Neto, o Totty, na Sociedade Hípica Paulista. "Se eu conseguir pegar só um pouco da qualidade dos meus dois professores, já está maravilhoso", diz Luis, com humildade e entusiasmo, revelando que sua principal preocupação na seletiva foi manter a calma.

Luis com Zenite Itapuã: missão cumprida e realização do sonho de defender o Brasil em uma competição internacional; foto: Duílio / Tupa
 

"Não teve muita estratégia. Eu quis usar a bastante a cabeça para não ficar nervoso, principalmente, no 2º percurso do segundo dia quando eu era o único concorrente sem faltas", conta Luis, que promete continuar trabalhando duro.

"Nesse esporte persistência é tudo. Não é em um dia que a gente vai montar como profissional com 40 anos de experiência. Temos que pensar em melhorar sempre", pondera Luis. "Defender o Brasil em uma competição internacional sempre foi meu grande sonho. Dedico essa conquista aos meus professores Louro e Totty, aos meus cavals e também, é claro, aos meus pais."

Clique aqui e consulte o resultado completo.


Fonte: Imprensa CBH com dados FPH 

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.