superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

O domingo, 30 de maio, foi prateado para a Equipe brasileira de Enduro de Young Riders na tradicional Copa das Nações Juniors &Young Riders (CEIOYR**) de Compiègne, na França, país dono da medalha de ouro na competição. O time foi formado por Camila Llerena, Fernando Velzi, Laura Borges e Rafaela Barreto. Na disputa individual o Brasil foi representado por Carolina Barbosa.

A brasiliense Rafaela Barreto durante prova no Brasil: melhor resultado na Copa das Nações em Compiègne, França; foto: Paula Nascimento/Endurante Brasil/Cedida

“Só têm direito a disputa de medalha as equipes em que todos os membros finalizam a prova. França e Brasil foram os únicos a conquistar este feito, portanto, ninguém levou o bronze”, comentou Guilherme Ferreira Santos, técnico da equipe.

A Copa das Nações fez parte do Festival Mundial de Enduro de Compiègne, considerada uma das mais importantes disputas de Enduro Equestre no mundo.

No percurso de 127 km do CEIOYR** participaram 43 atletas de 5 países: Alemanha, Bélgica, França, Itália e Brasil.

“Este é o quarto ano que o Brasil participa desta competição e pela primeira vez conquistamos um resultado tão expressivo”, comemorou Guilherme Santos.

Os atletas brasileiros competiram com animais emprestados pelos franceses: “Isto faz parte do intercâmbio que temos com eles. Na Copa das Nações que o Brasil promove no próximo mês de julho, será a vez dos brasileiros cederam montarias para os franceses”, esclarece.

O nível técnico dos enduristas brasileiros foi comparado ao dos europeus, especialmente dos anfitriões, tradicionais no esporte e donos de vários títulos mundiais. “Até a primeira metade da prova todos os países vinham em um mesmo ritmo, a definição só se deu na metade final da prova, onde a evolução técnica foi fator decisivo”, observa Guilherme.

“A notória evolução técnica dos enduristas de Young Riders é resultado das clínicas que vem sendo promovidas ao longo dos ultimos anos pela Confederação Brasileira de Hipismo: Nestas clínicas, além da atualização dos jovens enduristas e consequente desenvolvimento da categoria, temos a oportunidade de identificar novos talentos”, comentou. Faz parte das clínicas, inclusive, a análise de vídeos das competições internacionais. “Nesta Copa das Nações aqui em Compiègne contratamos um cineasta francês que filmou os brasileiros na trilha; este material será mostrado nas próximas clínicas como forma de preparação e observação dos atletas”, comenta.

Desempenho brasileiro

Dos 5 jovens enduristas, o melhor desempenho foi de Rafaela Barreto, de Brasília (DF) que montando Orrha de Gargasan cruzou a linha de chegada na 10ª posição. Na ultima fase do percurso a amazona brasiliense estava apenas 18 segundos atrás da então líder da competição, a francesa Anne Charlotte Verbtugge. Rafaela, que fez parte da equipe brasileira 5ª colocada no Campeonato Mundial da categoria em 2009, na Hungria, percorreu 22,95 Km/h na fase final do percurso com média final de 19,59 Km/h.

Fernando Velzi, de Bertioga (SP) foi o segundo a cruzar a linha de chegada entre os brasileiros, ocupando a 17ª colocação. Montando Melba de Loubejac, o cavaleiro paulista apresentou uma notória recuperação ao longo do percurso (de 33º a 17ª posição) com média de 19,40 Km/h e a fase final da trilha a 22,73 Km/h.

Em seguida cruzou a linha de chegada em 19º lugar Camila Llerena montando Dakarina. A amazona do Rio de Janeiro registrou média de 19,01 km/h. O melhor momento da endurista carioca foi na ultima fase da prova onde saiu da 26ª para a 19ª colocação a 21,26 km/h. Camila Llerena também integrou o time brasileiro no Mundial da Hungria.

Montando Armistice Du Vivarais, Laura Costa Borges, de Brasília (DF) chegou na 27ª colocação com velocidade média de 17,83 Km/h.

Depois de representar o Brasil na Hungria, a mineira Carolina Barbosa, competindo no individua e montando Mont Royal em Compiègne não completou o percurso, sendo eliminada na segunda fase da prova.

Na disputa individual os franceses fizeram a festa com a conquista das três medalhas: Lisa Riou montando Favela foi ouro, Nina Lissarrague com Al Jaimie DE foi prata e Louis de Huyvether montando Golf faturou o bronze.

Na adultos, Rafael Salvador terminou mas não levou

Rafael Salvador montando a égua Misaine Armor foi o único brasileiro no CEIO3*, categoria Adulto, realizado na sexta-feira, 28, com percurso de 160km.

O cavaleiro brasiliense conseguiu completar a prova, mas no trote final sua montaria apresentou claudicação e o conjunto foi eliminado. Venceu a prova o francês Jean Philippe Francis montando Hanaba du Bois com média final de 20.49 km/h.

Na disputa por equipe valeu a regra que a medalha só seria conquistada por países onde todos os membros do time terminassem a prova. Apenas Bélgica e Alemanha conseguiram, respectivamente, o ouro e a prata. À exemplo dos Young Riders, nenhum país levou o bronze.
 

Fonte: Imprensa CBH com site oficial, Guilherme Ferreira Santos e Paula Nascimento/Endurance Brasil

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.