superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

No início de julho, dias 3 e 4, o Parque Equestre General Eloy Menezes e a Escola de Equitação do Exército, em Deodoro, no Rio de Janeiro, receberam seu segundo Concurso de Adestramento Nacional na temporada 2010.

O primeiro fez parte das comemorações dos 88 anos da Escola de Equitação do Exército em abril e contou com boa presença de representantes de São Paulo. Desta feita, representantes da Escola de Equitação do Exército que se preparam para o Campeonato Mundial 2011 e da Federação Equestre do Rio de Janeiro dominaram a disputa.

Sargento Moreno com Garimpeiro do Rincão: grande vencedor na série Preliminar - a mais concorrida de todas as categorias nesse segundo CAN em Deodoro; foto arquivo: Ney Messi - FPH/CBH

Entre os destaques estiveram o Sargento Moreno, o capitão Eduardo Schlup, Alejandra Fernandez, Coronel Salim Nigri e o Major Sérgio Murillo Cerqueira, comandante da Escola de Equitação do Exército. Compuseram o juri em esquema de revezamento, Rosangelle Riskala, Clara Machado, Major Sergio Murillo de Almeida Cerqueira Filho, Capitão Paulo Teixeira e o Capitão Eduardo Schlup.

O comandante da Escola de Equitação do Exército, Major Sergio Murillo de Almeida Cerqueira Filho com Feitor do Rincão, 2º colocado na série forte I, em clique de arquivo em São Paulo; foto: Ney Messi - FPH/ CBH

Aproveitando o ensejo, o juiz internacional e diretor de adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), coronel Salim Nigri, vencedor na série forte II, com Esgrima do Rincão, concedeu entrevista avaliando, entre outros pontos, o desempenho dos militares rumo ao Campeonato Mundial 2011 que terá o mesmo palco, o Parque Equestre General Eloy Menezes, que também sediou as modalidades hípicas no Pan RIO 2007 e também deve recebê-las nas Olimpíadas RIO 2016.

Cel Salim Nigri, com Esgrima do Rincão, vencedor da série forte II, sendo premiado pela juiza nacional de São Paulo Rosangele Riskalla

CBH. Qual foi a sua avaliação do nivel geral do desempenho dos participantes?

Cel. Salim Nigri. O rendimento das provas em relação ao nível técnico, considerei bom, pois a maioria dos concorrentes obteve uma média geral superior a 60%. Diversos conjuntos demonstraram possuir potencial para evoluir na modalidade, o que evidencia que estão de acordo com os padrões de treinamento.

CBH.  A seu ver, o Brasil tem boas chances no adestramento no Mundial Militar?
 
Nigri.
Os cavaleiros militares que estão em treinamento no Rio de Janeiro vêm desenvolvendo um programa de treinamento que os levará a executar as dificuldades exigidas no Prêmio São Jorge, teste que será exigido no Mundial Militar de Adestramento. No momento, os conjuntos voltados para essa competição estão participando da Série Forte I que é preparatória para a São Jorge. Ainda no mês de julho, um ano antes da competição, estrearão na Série Forte II  e acredito em boas condições  técnicas. Assim, terão um prazo razoável para aperfeiçoar os movimento e adquirir conjunto para disputar o Mundial de forma competitiva.

Capitão Eduardo Schlup com Equação do Rincão, grande campeão da série forte I, está entre os fortes candidatos para integrar a equipe brasileira no Campeonato Mundial Militar 2011 em Deodoro, Rio de Janeiro 

CBH. O senhor  tem verficado crescimento do número de praticantes de adestramento no Estado do Rio de Janeiro?

Nigri. O Rio de Janeiro está vivendo uma fase muito auspiciosa na modalidade. Tanto a Comissão de Desportos do Exército - RJ, a Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro e os clubes estão se empenhando em apoiar e desenvolver o Adestramento. Tem-se cumprido de forma regular, um calendário aberto, em que cada uma das entidades organizadoras permite que concorrentes de outras entidades  participem de seus eventos. A somatória desses esforços tem contribuído para a evolução e a prática do Adestramento, o que sem dúvida resulta no crescimento do número de praticantes.

O Rio conta hoje com as provas do Ranking da CDE/RJ, da FEERJ e da Sociedade Hípica Brasileira. Cumpre ressaltar que a CDE/RJ já realizou dois Concursos de Adestramento Nacional na Escola de Equitação do Exército, no presente ano.

Soma-se ao apoio e dedicação dos dirigentes, o entusiasmo e a dedicação dos concorrentes que têm participado regularmente dos eventos realizados no Estado como dos Concursos Nacionais, realizados em São Paulo.
 
CBH. Como o sr. vê a importância do papel dos militares no adestramento brasileiro? 

Nigri. A importância dos militares no Adestramento brasileiro remonta ao século passado, nos idos de 1922, com a criação da Escola de Equitação do Exército e a vinda da Missão Militar Francesa. Há 88 anos, instrutores de equitação vêm sendo formados com a missão de difundir e preservar não só a  modalidade como a doutrina equestre, em todo o Brasil.

A participação desses mestres em todos os rincões do País foi de fundamental importância para disseminar e implantar o  Adestramento, bem como, a cultura equestre.

Placar do CAN - Escola de Equitação do Exército - soma final - 3 e 4 julho

Série Elementar
3 conjuntos - amador
1º - Alejandra Fernandez / Olímpia - 131,661% - FEERJ
2º - Cel. R/1 Lobo / Jogral do Rincão - 130,945% - CDE
 
Série Preliminar
9 conjuntos - amador
1º - 2º Sgt. Moreno / Garimpeiro do Rincão - 132,321% - CDE
2º - Cap. Miguel / Janone do Rincão - 129,147% - CDE
 
Série Média I
6 conjuntos - amador
1º - Sgt. Moreno / Centurião do Rincão - 128,618% - CDE
2º - Mj. Cerqueira / Imponência do Rincão - 127, 274% - CDE
 
Série Forte I
3 conjuntos - amador
1º - Cap. Schlup / Equação do Rincão - 132,788% - CDE
2º - Maj. Cerqueira / Feitor do Rincão - 126,178% - CDE
 
Série Forte II
1 conjunto - amador
1º - Cel. R/1 Salim Nigri / Esgrima do Rincão - 123,421% - CDE

Consulte o resultado completo.


Fonte: Imprensa CBH - Carola May; fotos: Sargento Moraes - site oficial do Exército e Ney Messi / arquivo FPH / CBH 
 
 

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.