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A marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi lançada nesta sexta-feira, dia 31 de dezembro, em plena Praia de Copacabana, durante a maior comemoração popular da passagem do ano, que reuniu cerca de dois milhões de pessoas. A marca traduz, com inspiração, o espírito olímpico e os atletas, o Rio e os cariocas, sua natureza, sentimentos e aspirações. Juntos, diferentes países, atletas e povos se abraçam – um movimento individual e coletivo que, num segundo olhar, revela um dos mais belos cartões postais do Rio, um Pão de Açúcar vibrante, que balança num gingado feito de alegria, união, celebração e amizade.


“A marca dos Jogos Rio 2016 transmite paixão e transformação. A paixão de todos nós cariocas e brasileiros pelo esporte e pela celebração. E a transformação que os Jogos já estão trazendo para o Rio e para o Brasil”, afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2016, destacando que a marca foi concebida como uma escultura, permitindo a sua aplicação também em três dimensões (3D).


A criação coube à agência de design carioca Tátil, selecionada entre oito finalistas, depois de um processo de cinco meses, que contou, em seu início, com a participação de 139 agências.


A marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi apresentada ao público em quatro telões na areia de Copacabana: um LED gigante de 154m² e três infláveis, posicionados ao longo da orla.  A reação do público foi imediata, com aplausos de aprovação. Através de celulares, elogios e palavras de incentivo foram enviadas pelo Twitter com a hashtag #Rio2016 e divulgadas nos telões.


De um mirante, estrategicamente posicionado sobre a areia de frente para o telão de LED, estavam o Presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge; a Presidente da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Rio 2016, Nawal El Moutawakel; o Diretor de Jogos Olímpicos do COI, Gilbert Felli, o Prefeito Eduardo Paes, e Nuzman.


O Presidente Rogge comentou o lançamento da marca. “Gostaria de parabenizar a equipe do Rio pelo design escolhido para a marca Rio 2016, que é muito inovadora e criativa. Ela realmente reflete a visão do Rio e do Brasil para estes Jogos, a paixão do brasileiro pelo esporte, e a união de diferentes culturas em torno do projeto dos Jogos Olímpicos. Rogge disse ainda que, “esta noite nós vimos o Rio no seu momento mais apaixonante, com milhões de pessoas reunidas na Praia de Copacabana. Isto é um aperitivo da atmosfera que atletas e espectadores poderão esperar em 2016 e a certeza de que esta nova marca ajudará a comunicar os Jogos para todo o mundo. Todo o Brasil deve estar orgulhoso de sua nova marca. Espero vê-la tornar-se peça-chave na história olímpica do Rio e do Brasil”.  


A presidente da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Rio 2016, Nawal El Moutawakel, destacou: “A escolha da marca é uma decisão crucial para uma cidade-sede porque ela estabelece o tom e se torna a cara destes Jogos para sempre. Gostaria de parabenizar o Comitê Rio 2016 pela sua escolha. Eles conseguiram capturar perfeitamente a visão e a emoção do Rio e do Brasil na sua marca. Não tenho dúvidas de que ela se tornará uma das marcas mais reconhecíveis do mundo nos próximos anos e ajudará a disseminar a mensagem do Rio de paixão e transformação em todo o planeta”.


Lançamento combinou música e esporte


A festa de lançamento da marca teve início às 22h (horário Brasilia), quando a cantora Daniela Mercury interrompeu o seu show que já animava o palco principal da festa do Ano Novo para chamar a medalhista olímpica Maureen Maggi e o jovem atleta de Caio Cézar Fernandes, ambos do salto em distância (atletismo), representando, respectivamente, o futuro e o presente do esporte.

Em seguida, foram exibidos três vídeos. O primeiro relembrou o histórico dia da conquista do Rio para a sede dos Jogos de 2016 e o segundo retratou o jovem atleta Caio Cézar Fernandes. O terceiro e o mais impactante, desvendou, finalmente, a marca dos Jogos Rio 2016.

Por último, foi a vez de três bandeirões estampados com a marca, medindo 1.200m², serem abertos sobre a multidão na areia, relembrando a cena que marcou o dia da vitória do Rio como sede dos Jogos de 2016. 


A marca em três dimensões


Após a cerimônia de lançamento na praia, as autoridades presentes vivenciaram a primeira performance tridimensional da Marca Rio 2016, como uma escultura viva de luz e movimento dentro de uma enorme caixa preta instalada dentro do Hotel Copacabana Palace. A ideia de uma experiência em 3D faz parte do conceito de volumetria, que apresenta a marca como um movimento, um abraço. Animações e vídeos foram desenvolvidos especialmente para proporcionar uma sensação acolhedora.
 

Fonte: Comitê Rio 2016 - Assessoria de Imprensa / Textual ; Bernardo Domingues e Elaine Correia

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