superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

O trabalho dos cavalos novos representa a base e a geração futuro dos produtos na pista. Antonio Fortino Neto, o Tony, está entre os cavaleiros que vem se especializando em cavalos novos. Focado na formação de diversos animais, Tony, 27, vem se dedicando ao Circuito de Cavalos Novos tanto o Ranking Bom Sabor da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) como da Asssociação Brasileira dos Criadores do Cavalo de Hipismo (ABCCH). “Estou saltando os dois rankings. Ficou um pouco confuso esse ano com uma prova muito em cima da outra, mas a gente está tentando dar exclusividade para os dois rankings e também as provas de Cavalos Novos da Copa Santo Amaro”, que tem sua base de treinamento no Clube Hípico de Santo Amaro. 

cionne03 650

Cionne Cooper, filha de Ol Metta em Wionne: destaque na temporada nacional da série 8 anos em 2015

Entre os destaques da tropa está Cionne Cooper, filha de Ol Metta em Wionne, de propriedade de Tony Fortino, que acaba de completar 9 anos. “Venho trabalhando ela desde os seis anos. Em 2015, com 8 anos, ela ficou entre os seis melhores do Ranking Brasileiro de Hipismo, foi vice-campeã brasileira no Haras Agromen e 3ª colocada no ranking de Cavalos Novos CBH”, conta Tony.

Outra égua importante aos cuidados de Tony é Chap Quicka, uma filha de Chapman Rouge em Abführen´s Quira, de 6 anos. “Eu vinha montando a Chap Quicka desde os quatro anos e no final do ano passado vendi ela para minha aluna Bianca Rodrigues e estamos nos alternando para saltar o ranking da CBH, Copas BH e Santo Amaro. Ela vem em 2º no lugar no ranking CBH”, comenta Tony.

 

chap quica650

Chap Quicka, uma filha de Chapman Rouge em Abführen´s Quira,  vem com força na provas de cavalos 6 anos na temporada 2016

“Já a Fátima Método, filha de Sidney Método em Potência Método de 6 anos, eu comecei a montar no final do ano passado. Ela é de propriedade do Samir Bassitt e está bem colocada no ranking CBH na categoria 6 anos, foi campeã da categoria no Torneio Estadual de Verão em Santo Amaro e também vencemos a última etapa da Copa Santo Amaro a 1.30 metro”, complementa o cavaleiro, que revelou detalhes sobre sua trajetória no esporte.

“Comecei a montar na escolhinha da Santo Amaro por volta dos 12 anos. Perdi um pouco o começo da categoria de base. Mas fui campeão paulista de young riders com Zyon For”, lembra Tony. “O meu último professor foi o Yuri Mansur que me ensinou muito a ler a cada cavalo , de acordo com que a dificuldade de cada um. Também trabalhei um ano com Gabriel Marques, o Ducha”, acrescenta Tony, que também vendo contando com importante apoio do alemão Sebastian Rohde, um dos cavaleiros com mais expertise em trabalho de cavalos no mundo.

fatima650

Fátima Método, filha de Sidney Método em Potência Método de 6 anos, na condução  de Tony Fortino

“Eu fiz muita clínica com o Sebastian que a ABCCH trouxe durante 3, 4 anos. Foram mais de 15 clínicas com esse alemão, todas direcionadas somente para cavalos novos. Então eu me especializei um pouquinho mais em cavalos novos, porque meu tio (Antonio Celso Fortino) cria. Foi o Sebastian que me deu um empurrãozinho e ensinou como fazer um cavalo novo.”

Abernante, égua vice campeã americana junior em 2014 e ouro na Copa das Nações Junior nos EUA em 2015, sob a sela de Bianca Rodrigues, também está entre os cavalos formados por Tony. Para o cavaleiro, o a atual qualidade dos pisos favorece o trabalho dos cavalos novos, mas é preciso dar mais atenção aos traçados das pistas para Cavalos Novos de 4 e 5 anos.

“Hoje temos pisos de primeira qualidade como em Santo Amaro, Hípica Paulista, Hípica Paranaense, Hípica Brasileira no Rio e agora também a Sociedade Hípica de Campinas está trocando o piso. Inclusive o piso da pista no Haras Equiprime na Serra Fluminense também ouvi dizer que está muito bom”, destaca Tony.

“A qualidade do piso tem grande importância para performance e desenvolvimento dos cavalos. Mas penso que a gente tem que se preocupar mais com armação de percurso para cavalos novos. Eu vejo cada percurso e você fala como pode o armador construir um percurso assim para um cavalo de 4 e 5 anos. Para os cavalos de 7, 8 anos que já estão mais avançados no trabalho, a armação de pista em curvas ser mais próxima de um GP, tudo bem. Mas vejo muita armação de péssima qualidade para os cavalos realmente novos. Não adianta o piso ser bom. Reforço que a qualidade da armação também precisa ser condizente.”

 

 

CBH com infos Brasil Hipismo - fotos JC Markun e Luis Ruas

 

 

 

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.