superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

A partir de março, as cartolas serão banidas e todos os competidores de Concurso Completo de Equitação britânicos, de todos os níveis, terão que usar capacetes de proteção nas provas de Adestramento. No entanto, alguns cavaleiros de destaque estão questionando a decisão do orgão regulamentador britânico, o British Eventing, dizendo que esta deveria ser uma decisão individual, já que a Federação Equestre Internacional ainda permite que cartolas sejam usadas em eventos internacionais, como as Olimpíadas.

RuyAdestramento cópia

O brasileiro Ruy Fonseca, na prova de Adestramento do CCE do Mundial de 2014, usando cartola; img: Luis Ruas

O Concurso Completo de Equitação é composto por três modalidades: Adestramento, Salto e Cross Country. Mas atletas competindo apenas no Adestramento, como a bicampeã olímpica Charlotte Dujardin, ou no Salto, têm suas próprias federações e regras, e não foram afetados por essa mudança.

Entretanto, Dujardin já há algum tempo vem apoiando o uso do capacete, desde de que sofreu uma fratura de crânio devido a uma queda. “Eu tive sorte de ficar tudo bem. Agora eu sempre uso o capacete”, disse, após se apresentar nos últimos Jogos Olímpicos Rio 2016. “Eu me sinto muito confortável e segura. Nunca se sabe o que pode acontecer e só temos uma cabeça.”

Charlotte Dujardin GB copy

A britânica Charlotte Dujardin optou pelo capacete nas Olimpíadas do Rio: "Eu me sinto segura e confortável"; img: FEI

Cavaleiros e amazonas internacionais de Adestramento e CCE têm cada vez mais optado pelo uso da proteção. Na Rio 2016, 54% dos competidores usaram o capacete, contra apenas 3% nas Olimpíadas de Londres 2012.

Os últimos números da British Eventing (BE) relacionados à segurança mostraram que acontecem quase 2 mil quedas todos os anos, e o número de lesões sérias aumentaram cerca de 50% nos últimos três anos, de 35 para 52.O Diretor de Operações Esportivas da BE, Chris Farr, declarou: “Ao mesmo tempo em que entendemos que as cartolas fizeram parte da tradição no Adestramento e CCE por décadas, fica claro para nós que elas não oferecem praticamente nenhuma segurança aos cavaleiros em caso de queda. Assim como outras federações nacionais, a BE decidiu que o correto é exigir que todos os competidores usem a proteção nas três fases do esporte em todas as competições nacionais, sempre que estiverem montados.”

Outro importante polo de CCE, a Nova Zelândia, também proibiu o uso das cartolas devido à segurança. No Brasil, o regulamento de Adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo diz que “é obrigatório o uso do capacete, por todos os cavaleiros, independentemente da categoria em que compete ou da idade.”

 

CBH com infos British Event, FEI, BH

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.