superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

O Helvétia Pólo Country Club, em Indaiatuba (SP), recebe neste sábado, 28/10, o “Atrelapolo Master 2017”, evento inédito que reúne duas das mais emocionantes competições a cavalo: Pólo e a Atrelagem Esportiva

Os movimentos sincronizados e ritmados dos animais, a elegância dos cavalos, condutores, arreios e trajes, e em especial a habilidade e destreza de amazonas e cavaleiros na condução dos cavalos são um show a parte nas competições de Atrelagem Esportiva que neste sábado, 28/10, a partir das 13h00, promove no Helvétia Pólo Country Club, em Indaiatuba (SP),  provas de Cones/Maneabilidade, com resultados válidos pela 3ª e penúltima etapa do ranking 2017 da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

Com 25 inscritos, divididos pelas categorias Amador, Profissional, Iniciantes, Infantil e Master, as provas serão disputadas com um (single), dois (parelha) e quatro (quadra) cavalos.

anacarolina borja atr650

Ana Carolina Borja, diretora de Atrelagem da CBH, conduz Amoroso HI na cateoria Single; img: Heleno Clemente/Trote & Galope

A prova de Cones/Maneabilidade tem por objetivo testar o preparo, a obediência e agilidade dos cavalos, e a habilidade e competência dos condutores dentro de um percurso que conta com cerca de 12 passagens que comportam círculos, serpentina e obstáculos combinados com um espaçamento excedente de 30 cm em relação à espessura do veículo e 40 cm para as atrelagens a 4 cavalos. A velocidade é cronometrada e o tempo máximo concedido para fazer a prova é de 200m/minuto. Erros como derrube das bolinhas que ficam em cima dos cones e dos próprios cones são penalizados com pontos ou segundos acrescidos ao tempo final do percurso.

fabio roberto parelha0650

Fábio Roberto da Silva conduz a parelha formada pelos Lusitanos Cagliostro e Cadmus Interago; img Ney Messi/Divulgação

A responsável pelo desenho do percurso neste evento é a juíza e course designer Susana Reinhart Cintra. Ana Carolina Borja, diretora de Atrelagem da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), e Marina Suguimoto estão frente a organização do evento. 

Além das provas de Atrelagem e jogos de Pólo, o “Atrelapolo Master 2017” também reservou programação especial para a criançada com recreação Cia. de Pôneis” e uma feijoada.

Sobre a Atrelagem

De origem grega, a Atrelagem foi meio de transporte, se desenvolveu à época do Império Romano, atingiu o apogeu no século XV quando conquistou a realeza e aristocracia européia, e ganhou status de modalidade esportiva quando surgiu o automóvel.

Nasceu como esporte inspirada no Concurso Completo de Equitação (CCE) e com o objetivo de mostrar a versatilidade do condutor na condução de um ou mais cavalos atrelados a um “carro” (carruagem, trole, charrete etc).

atrelagem quadra650

Antônio Souza, o mais experiente condutor de Atrelagem no Brasil conduz a quadra Lusitana da fazenda Interagro; img: Ney Messi/Divulgação

Em 1970, quando competições já eram praticadas em mais de 20 países da Europa e América do Norte, a Atrelagem foi reconhecida como esporte pela Federação Equestre Internacional (FEI) que passou a promover provas de Adestramento, Cone/Maneabilidade e Maratona, além do Concurso Completo que é composto pelas três provas juntas.

As provas são separadas em categorias por idade e porte físico dos animais, e divididas pelas classes de um animal (Single), dois (parelhas) e quatro animais (four-in-hand ou quadra).

Não existe limite de idade para quem quer competir na Atrelagem Esportiva. Homens e mulheres disputam em igualdade, seja como condutor ou groom, este, o auxiliar do condutor e que fica atrás do “carro” fazendo o contrapeso e dando equilíbrio.

No Brasil, a Atrelagem Esportiva foi reconhecida oficialmente pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) em dezembro de 2009. Na mesma época foi fundada a Associação Brasileira de Atrelagem (Abrat). Em 2011, a CBH promoveu o primeiro Campeonato Brasileiro de Atrelagem, aberto a todas as raças, além do primeiro ranking da modalidade no País.

Desde então, a atrelagem esportiva tem apresentado resultados positivos, agregando ano a ano um número maior de competidores e raças - de pôneis aos peso pesados como Bretões e Clydesdales -, e já reúne mais competidores em provas de Cones/Maneabilidade “do que o Chile e a  Argentina, países que há mais tempo praticam o esporte”, diz Ana Carolina Borja. Tecnicamente, cavaleiros e cavalos têm evoluído gradualmente, muito em razão do investimento em clínicas e cursos, e a aquisição de “carros” e arreios na Europa contribuem para esta evolução. No entanto, é a “falta de mão de obra especializada para treinamento de condutores e cavalos que reside a maior d ificuldade para uma evolução ainda maior”, observa a diretora de Atrelagem da CBH.

Atrelapolo Master 2017
III Etapa do Ranking Brasileiro de Atrelagem (Cones/Maneabilidade)
Sábado, 27/10 – 13h00
Helvétia Pólo Country Club
www.helvetiapolo.com.br
Avenida Hurlinghan, 394
Indaiatuba – SP
(19) 3875-4566

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.