João Victor Marcari Oliva com Mantovani´s Orion de La Gesse e o lusitano brasileiro Odin Comando SN apresentado pelo olímpico espanhol Claudio Castilla Ortiz marcaram presença no Longines FEI/WBFSH – World Breeding Dressage Championships for Young Horses – em Verden, Alemanha, entre 5 e 10/8.
Em sua quarta participação na competição e pelo segundo ano consecutivo montando o Puro Sangue Lusitano Mantovani´s Orion de La Gesse (Escorial (SRB) x Hipotese), o cavaleiro olímpico João Victor Marcari Oliva registrou 69.495% na prova Preliminary (32º) e 69.722% na Small Final (19º) na categoria animais de 7 anos que reuniu 40 conjuntos de 13 países. Em 2024, a dupla, que competiu na categoria 6 anos, atingiu 75.400% na Preliminary e 70.800% na Small Final. Orion nasceu nos campos de Helen Bourges, Haras de La Gesse, na França, e é propriedade do brasileiro radicado em Portugal Thiago Mantovani, da Montovani´s Horses.

João Victor com Mantovani´s Orion de La Gesse
Já Odin Comando SN sob a sela do olímpico espanhol Cláudio Castilla Ruiz fez sua estreia no Longines FEI/WBFSH. Também filho de Escorial SRB em Hervilha Comando SN e competindo na categoria 7 anos, a dupla registrou 67.679% (35º) na Preliminary e 68.118% ( 20º) na Small Final. Criação do Haras Comando SN, de Simone Novak e Rogério Passos, Odin foi transferido inicialmente para Portugal, onde conquistou vários prêmios, e posteriormente para Espanha.

Odin Comando SN em flash de arquivo com Cáudio Castilla Ruiz
João Victor Oliva estreou no Longines FEI/WBFSH em 2022, em Ermelo, Holanda, montando Nuelo, também filho de Escorial (x Faquita) na categoria animais de 5 anos, atingindo 7.96% na Preliminary e 8.1% na Small Final, primeira nota recorde de um Puro Sangue Lusitano em Mundiais de Cavalos Novos. Em 2024, no mesmo palco, o conjunto, que competiu na categoria 6 anos, atingiu novo recorde, 82.400% na Preliminary, e 76.400% na Small Final.
Colaboração: Rute Araújo











