Volteio

superior hipismo 2

portaltransparencia icone

ID CBH 4

"Eu acho que o trabalho social e educativo que usa a arte e o esporte têm poder de promover transformações, engajamento e proporcionar experiencias muito ricas. Para nós, é um grande privilégio ver como que essas crianças e jovens se engajam e brilham quando tem essa oportunidade", resume Viviane Lessa Peres, idealizadora e coordenadora do projeto.

O cavalo como parceiro na educação sociocultural vem de encontro ao DNA da Fazenda Educadora Haras Endurance, na Fazenda São Sebastião, em Bragança Paulista (SP), em parceria com o Haras Endurance, que tem sua conceituada criação de cavalos árabes e equipe de enduristas no mesmo local. "O objetivo principal da Fazenda Educadora é trabalhar com as crianças, jovens filhos dos funcionários da Fazenda São Sebastião unindo educação, arte, meio ambiente e, também, especialmente esportes hípicos com o objetivo de proporcionar desenvolvimento humano através de linguagens diversas dentro da fazenda", explica Viviane Lessa Peres, gestora cultural e diretora do projeto.

fazendaeducadoracriancasarquivo25

Jovens na Fazenda Educadora  / Haras Endurance aprendem a lidar com cavalos, com direito a aulas equitação que os levam a competições de Enduro e Volteio

"Tive uma ONG que trabalhava com arte e educação com jovens durante 10 anos. Então, idealizei na Fazenda São Sebastião, da família do meu marido Leo Steinbruch, esse projeto diante da necessidade de trazer algo para os filhos, crianças e jovens da Fazenda. Eu sou idealizadora, faço coordenação geral do projeto e a gente conta com uma coordenadora pedagógica Natalia Leme e uma equipe de educadores", explica Viviane.

Crianças e jovens, entre 6 e 18 anos, do projeto Fazenda Educadora Haras Endurance estão envolvidos com cavalos, praticando Equitação, Volteio e Enduro e Oficinas de Arte e Natureza - uma oportunidade de vivenciar experiências artísticas diversificadas com o objetivo de expandir suas perspectivas e enriquecer sua visão de mundo. "O número de jovens atendidos varia porque chegam à idade escolar, outros já vão crescendo e entram na fase de procurar trabalho, profissionalização e começam a sair ou, às vezes, mantêm um pezinho no projeto", detalha a gestora. "Atendemos em torno de 15 crianças e jovens simultaneamente. Temos uma flexibilidade para eles escolherem e se matricularem nas atividades escolhidas", explica Viviane.

volteioalbarfazendaeducadora1607

Volteadores da Fazenda Educadora deixando a arena após a abertura do Pan 2025 em julho de 2025

"O trabalho com cavalo é inerente na Fazenda. Pelo fato de a gente ter o Haras Endurance e toda equipe, muitos funcionários da fazenda trabalham com cavalos. Então a gente vê uma vontade e desejo das crianças de trabalhar com cavalo. Começamos com aulas de Equitação com uma professora francesa que mora em Bragança. E, paralelamente, também com aulas de circo porque eu tinha o Instituto de arte e educação - Entrando em Cena. As coisas foram se ajustando. Mantivemos a Equitação e o circo foi se transformando em outras modalidades. Em 2020, começou a pandemia e pararam as aulas formais da escola. Então a gente iniciou um trabalho de apoio pedagógico devido ao abismo na educação formal em curso", acrescenta a gestora.

Aos poucos começaram outras modalidades, sempre puxadas por demandas diferentes. "O Volteio foi um pedido da minha filha Nina. A nossa professora falou: "olha o Volteio pode ser trabalhado individualmente, mas também é uma modalidade que se trabalha em equipe. É muito mais legal e sua filha vai conseguir evoluir mais se tiver outras pessoas junto." Isso calhou com o projeto social que eu já tinha dentro da Fazenda, então convidei os jovens para conhecerem volteio e começamos o trabalho", lembra Viviane.

timevolteio educadora shp arq24

Volteadores da Fazenda Educadora nos bastidores de um Campeonato Brasileiro e Internacional na Sociedade Hípica Paulista

"Hoje a gente tem trabalhado muito com a Equitação, que levou os jovens a começarem fazer provas de Enduro primeiramente em distâncias de 20km, alguns já tão fazendo provas de 40 e 60km, inclusive, já foram premiados com o Prêmio Hipismo Brasil e Troféus Eficiência (premiações do ranking anual da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e Federação Paulista). Eles também se envolvem em outras atividades dentro do Enduro Equestre, como organizar o Endurinho para os pequenos e apoio aos competidores durante as provas", acrescenta a idealizadora da Fazenda Educadora.

enduristas fazendaeducadoraar125

Enduristas da Fazenda Educadora a postos 

"No Volteio, iniciamos uma parceria com a CBH através da Malu Giugni (diretora da modalidade) e o treinador Izac Araújo", conta Viviane. Com o apoio da CBH ajudando com despesas e o programa FEI Solidarity, dois jovens talentos da Fazenda: os gêmeos Alex e o Johnatan Bispo Carneiro, de 14 anos, nascidos na Fazenda, competiram na equipe brasileira. "Os jovens da Fazenda participaram de várias clínicas da CBH junto com a equipe brasileira: uma porta aberta pela CBH e FEI. Começaram a participar de competições, o que também anima porque minha filha estava na equipe brasileira também. Além do Alex e Jonathan, o Eykon, outro jovem da Fazenda, já fez sua primeira competição no último no Brasileiro de Volteio e ideia é, aos pouquinhos, conforme vamos conseguindo os apoios é levar nosso time às competições.”

Maria Luiza Giugni, a Malu, diretora de Volteio da CBH, falou da importância da participação dos jovens talentos da Fazenda nos Campeonatos oficiais. "Para a CBH não tem nada mais especial do que ver o desenvolvimento desses atletas! Conseguir unir o trabalho social com o Volteio é realmente algo muito gratificante para todos nós. Gostaria de destacar o trabalho da Viviane Lessa Peres, ao lado do Mario Destro e Jacqueline Modinos, idealizadores do projeto. O apoio da FEI desde o ano passado também tem sido fundamental para o treinamento do grupo", coloca Malu. "Em 2024, a verba era destinada exclusivamente a dois atletas e custeava a vinda deles para os treinamentos aos sábados com a equipe brasileira. Agora a ideia é custear a ida do treinador e lunger Izac Araújo para a Fazenda duas vezes por semana para conseguirmos formar um número maior de atletas", acrescenta a diretora da CBH.

individual iniciante 24

Johnatan e Alex Bispo Bispo Carneiro no topo do pódio categoria Invididual Iniciantes - FEI World Challenge Beginners em 2024

As áreas de atuação da Fazenda Educadora são amplas. "Trabalhamos com educação comunitária. Já fizemos escolas de pais, convidamos profissionais da área odontológica para avaliação e dar palestras, também trabalhamos com tecnologia, o que é uma demanda importante, inclusive no desenvolvimento de projetos para levantar o que eles queriam implementar dentro da Fazenda. Enfim, temos muito trabalho de arte, meio ambiente e como transformar o ambiente da Fazenda em um espaço para o crescimento dos jovens. Ao mesmo tempo, a gente também procura envolver a comunidade da Fazenda através das crianças em projetos como separação de lixo, unindo com empreendedorismo e como transformar esse lixo em algo que possa ser vendável, o que vira um caixinha para o próprio projeto e em que podem escolher como aplicar esse dinheiro."

 jogos educadora25

Sala de atividades e jogos na Fazenda Educadora

Acima de quaisquer metas, sem dúvida, o principal é o processo. "Eu costumo dizer que no trabalho socioeducativo que usa arte e esporte como ferramenta a nossa preocupação é o processo. Sempre o meio: não o fim. Então quando surgiu esse convite para os jovens irem para as clínicas de Volteio e fazer parte da equipe brasileira, isso nunca foi uma meta. Não temos um objetivo de médio e longo prazo. Eu penso sempre que o objetivo é o desenvolvimento humano, usando o esporte, especialmente o esporte hípico que é onde se encantaram e estão demonstrando muito interesse. Além de obviamente enxergar as oportunidades e portas que vão se abrindo e prepará-los para que possam entrar por essas portas. Costumamos falar: que preparamos eles dentro das porteiras da Fazenda, mas para que possam partir para fora delas", enfatiza Viviane, que também deixou uma mensagem final.

apresentacao albar01 1607

Bastidores apresentação dos volteadores da Fazenda Educadora na abertura do Pan Brasil 2025 em 16 de julho

"Eu acho que o trabalho social e educativo que usa a arte e o esporte têm poder de promover transformações, engajamento e proporcionar experiencias muito ricas. Para nós, é um grande privilégio pode desenvolver esse projeto e ver como que essas crianças e jovens se engajam e comprometem e brilham quando têm essa oportunidade."

 

Imprensa CBH com fotos cedidas e C.May

Patrocinadores:

logo rocha 35          220624 IBR22MAI01 Logos V02 EcoCobre 

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv                pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.