A amazona brasileira Silvia do Valle montando o lusitano Gaugin Interagro garantiu bons índices entre 27 a 29/9 no CPEDI3* Paradestramento, em Tryon, EUA. Silva - que compete no Grau III e está na corrida por uma vaga no Time Brasil nos Jogos Paralímpicos - voltou ao picadeiro após sua última temporada internacional em Wellington, em março de 2023. Especialmente, no Freestyle - reprise com movimentos obrigatórios em sequencia livre acompanhada de trilha música, Silva e Gaugin Interagro tiveram aproveitamento de 67,422%.
Silvia do Valle com Gaugin Interagro e a treinadora Gisela Ferraz
Grand Prix A - Grau III - 27/9
5º Silvia do Valle / Gaugin Interagro - 63,055%
Grand Prix B - Grau III - 28/9
5º Silvia do Valle / Gaugin Interagro - 63,889%
Grand Prix Freestyle - Grau III - 29/9
5º Silvia do Valle / Gaugin Interagro - 67,422%
Atletas de paradestramento são classificados do grau I a V (maior ao menor comprometimento físico) e competem nas reprises específicas de cada grau, com classificação em separado.
Agenda - Em solo brasileiro, o próximo e último Internacional e Campeonato Brasileiro de Paradestramento em 2023 acontece em Anápolis, Goiás, no bem estruturado Centro de Equestre Cavalos de Raça, que recebe uma Semana Paraequestre, entre 11 e 17/11, na qual as provas estão agendadas entre 14 e 17/12. "O local é excelente inclusive na parte de acessebilidade, opções de hospedagem e hospitais na região", pontua Claudiane. "Os resultados do Campeonato Brasileiro também serão válidos para os atletas que querem pleitear uma Bolsa Atleta. Então quanto maior a participação melhor e o evento promete fechar o ano com chave de ouro."