Entre 8 e 10/3, o Parque Equestre General Eloy Menezes. sede da Escola de Equitação do Exército, em Deodoro, no Rio de Janeiro, palco da Rio 2016, voltou a receber a família do Hipismo Completo com Concurso Internacional e Nacional, desde as categorias de base até o alto rendimento.
Ao todo estiveram a postos nada menos que 62 conjuntos, praticamente dobrando o número de inscritos da etapa realizada em Deodoro no início de fevereiro. Sempre vale lembrar que o Hipismo Completo, também pode ser considerado um triatlo equestre, com provas de Adestramento, Cross Country e Salto. O sueco Lars Christensson, campeão europeu de Hipismo Completo por equipes 1993, desenhador de percurso de Cross-Country nível 4*, delegado técnico nível 3* e diretor de cursos da FEI, foi o responsável pelo traçado do cross-country em todas as categorias e não poupou elogios ao Parque Equestre General Eloy Menezes.
Major Vinícius Albano Almeida Leal com Texas do Rincão, dupla reserva no Pan 2023, venceu o Internacional 4*, com índice olímpico; img: @horsesbyauler
"Eu assisti às Olimpíadas do Rio pela TV na Suécia e agora que pude conhecer esse local fantátisco com ótimas pistas e uma área de cross fantástica. Espero que vocês possam usar cada vez mais esse local grandioso e manter o bom trabalho que tem sido feito", destacou Christensson, que também ressaltou a importância dos percursos serem serem acessíveis para os cavalos. "Quando você desenha um percurso de cross, a perguntas para os cavalos sempre precisam ser claras e justas (...). Eu gosto de ver os cavalos finalizando os percursos felizes", destacou o experiente course-designer que atuou ao lado de outros oficiais internacionais e nacionais.
Nesse segundo Internacional de 2024 na Escola de Equitação do Exército dois conjuntos garantiram índice olímpico no Internacional 4*. O Major Vinícius do Albano de Almeida Real com Texas do Rincão, conjunto reserva no Pan 2023, foi o vencedor com apenas 38,4 pp no Adestramento, zero no cross apenas 5,2 pontos perdidos no tempo, e pista limpa no salto dentro do tempo totalizando 43,6 pontos perdidos. O Capitão Pedro Henrique de Resende Nunes com Uruguai do Rincão também garantiu índice olímpico fechando em 65,7 pontos perdidos. Confira ao final da matérias os critérios de qualificação técnica para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
Capitão Pedro Henrique de Resende Nunes com Uruguai do Rincão: vice no Internacional 4* com índice olimpico: img: @horsesbyauler
Em 2024 a CBH lançou um projeto de fomento e incentivo à modalidade com premiação de um carro 0 km entre todas as categorias e uma clínica nos EUA, em fevereiro de 2025, para as categorias de base de alto rendimento da modalidade.
Confira os resultados até 3º lugar e clique aqui para conferir a classificação completa.
CCI4* - 4 conjuntos
Campeão Major Vinícius Albano Almeida Leal / Texas do Rincão - 43,6 pp
Vice Capitão Pedro Henrique de Resende Nunes / Uruguai do Rincão - CDE - 65,7 pp
3º Cel Fabrio Caldas Albuquerque / Hulk da Vista - CDE - 80,5 pp
Série CCI3*S - 2 conjuntos
1º Cel Jeferson Sgnaolin Moreira / Alcapone do Rincão - CDE - 97,3 pp
CCI2* - 3 conjuntos
Campeão Cap Luis Felipe / Residente do Rincão - CDE - 61,5 pp
Série 1 metro - 20 conjuntos
Campeã Ana Luisa Ribeiro Approbato / Gaivota - FPH/Centro Hípico Guega - 32,6 pp
Vice Rafael Martins / Carano da Essencia - FPH/CE Figueira Ranch - 32,6 pp
3º Luiz Augusto Soeira de Faria / Brigador do Rincão - FPH/CE Figueira Ranch -33,2 pp
Série 0.90 metro - 16 conjuntos
Campeã Helena Bergamashi Vannuchi / Zahir - FPH/Centro Hípico Guega - 33,1 pp
Vice TC Elvis Cris Antunes Coelho / Castanhola do Rincão - 2º RGC -35 pp
3º TC Elvis Cris Antunes Coelho / Lancelote da Vista - 2º RGC -35,1 pp
Série 0.75 metro - 15 conjuntos
Campeão Sgt Rafael Rodrigo da Silva Coelho / Henry Jota Lorenzo - EsEaEX -33,6 pp
Vice Ca Lucas Lassaroti Rosa / Solita do Rincão - AMAN -38,8 pp
3º Cel Marcelo Ferme dos Santos / Emotivo do Rincão - EsEqEX - 39,05 pp
Série Nacional 0.50m - 6 conjuntos
Campeã Julia Carneiro de Camargo / Centauro Primavera - FEERJ/Escola Centauro -28,9 pp
Vice Luara Fernandes Silva / Centauro Tupã - FEERJ/Escola Centuro - 30,2 pp
3º Luisa Lopes Mendonça / Centauro Ruby - FEERJ/Escola Centauro - 30,3 pp
Critérios índices de qualificação olímpica
Competições de 1º de janeiro de 2023 até (e incluindo) 24 de junho de 2024
(i) Um resultado classificatório em um CCI5*-L.
(ii) Um resultado classificatório em um CCI4*-L e 1 resultado classificatório em um CCI4*-S.
(iii) Além disso, um resultado classificatório em um CCI4*-S ou 4L ou 5L a ser obtido após 1º de janeiro de 2024 e até ou antes de 24 de junho de 2024.
Parametros / índices qualificatórios
(i) Adestramento: não menos que 55% de aproveitamento, ou seja, no máximo 45 pontos perdidos.
(ii) Cross Country: percurso limpo (0) ou até 11 pontos perdidos nos obstáculos de Cross Country, não mais que 75 segundos além do tempo limite da fase de Cross Country. No CCI-L 5*, o tempo máximo que pode ser excedido é de 100 segundos.
(iii) Teste de Salto: Não mais que 16 pontos perdidos.
CBH com fotos Alexandrro Auler @horsesbyauler