Constantino Scampini, presidente da CBH no ciclo olímpico Los Angeles 2028, e Sidney Rocha Peixoto, presidente do Circuito Norte/Nordeste, ressaltaram o crescimento e excelência da competição, além de metas para 2026.
Entre 4 e 7/12, o Caxangá Golf & Country Clube, no Recife, recebeu a 1ª Copa Leão do Norte de Hipismo e a 5ª e última etapa do Circuito Norte/Nordeste de Hipismo, com provas válidas para o ranking da CBH. Foram disputadas 31 provas desde a série 0.40 até 1.30m, nas mais diversas categorias, bem como disputas válidas pelo ranking CBH, totalizando 240 inscrições.
"Fiquei impressionado com a quantidade de inscrições e a evolução do hipismo no Norte/Nordeste, estão fazendo um trabalho espetacular. Parabenizo João Ricardo Xavier (presidente da Federação do Pernambuco), Sidney Rocha Peixoto (presidente do Circuito Norte/Nordeste), bem como a diretoria do clube anfitrião, a Carolina Sultanum Lins Calazans, presidente do Caxangá, e o diretor de hipismo Gustavo Gomes Rebelo. Estou realmente muito encantado e acho que o Norte/Nordeste sempre foi um celeiro de grandes campeões e está reafirmando seu destaque no cenário do hipismo nacional", avalia Constantino Scampini, presidente da CBH no ciclo olímpico Los Angeles 2028.

Geraldo Bandeira, vice-presidente da FEP, Sidney Peixoto, presidente do Circuito N/NE, Constantino Scampini, presidente da CBH, e João Ricardo Xavier, presidente da FEP
Estiveram em pista representantes de Pernambuco, Ceará, Amazonas, Paraíba, Alagoas, Bahia, Brasília, Sergipe, Maranhão e também São Paulo. "Observei muitos talentos, bons cavalos e senti todos muito motivados, além de um leilão muito interessante, fiquei muito feliz", pontua Scampini. "Conversei muito com o pessoal, a gente quer fomentar um pouco mais a descentralização do esporte, porque nem todos têm, por exemplo, recursos de vir a São Paulo. Então precisamos fomentar o esporte a nível de região e aí sim fazer um grande evento com os líderes de cada uma delas. Estamos estudando e pedindo a eles que façam projetos que assim a CBH consegue apoiar, enfim, acho que a coisa está caminhando muito bem", acrescenta o dirigente.
Para Sidney Rocha Peixoto, presidente do Circuito Norte-Nordeste, o saldo também é mais que positivo, com crescimento de participação de mais de 30% em relação ao ano anterior. "É com grande satisfação que encerramos a temporada do Circuito N/NE 2025, que culminou com um impressionante número de 240 cavalos em pista no Caxangá Country Golf Clube. Este ano foi marcado por um crescimento significativo, tendo o Circuito Norte e Nordeste de Hipismo um aumento de mais de 30% em relação ao ano anterior, refletindo o sucesso das mudanças implementadas", pontua Peixoto.

Premiação melhores do ano do Circuito Norte/Nordeste
"Entre as principais inovações, destaco a elaboração de um regulamento claro e objetivo, alinhado com as normas nacionais e internacionais. Essa atualização não apenas dissipou dúvidas, mas também eliminou distorções que dificultavam a compreensão das regras. A inclusão de premiações no ranking e nas etapas para profissionais em diversas categorias, por meio da criação de séries específicas em várias alturas, foi um passo importante para valorizar os atletas. Além disso, reconhecemos o trabalho dos fomentadores e investidores do esporte com premiações para Cavalos Novos, fortalecendo ainda mais nosso compromisso com o crescimento do hipismo", acrescenta o dirigente.

Comemoração no pódio da Copa Ouro com vitória de Pedro Paulo Onety Cordeiro
"A criação de uma diretoria ampla e participativa garantiu que diversas vozes fossem ouvidas, promovendo uma gestão transparente e colaborativa. Estabelecemos também normas rigorosas para os Comitês Organizadores, assegurando que as competições seguissem altos padrões de qualidade e organização. Outro ponto de destaque foi a ampliação da quantidade de atletas premiados, permitindo que mais talentos fossem reconhecidos e incentivados a continuar suas jornadas no esporte", explica Peixoto, que também abordou as metas para 2026 com boas novidades.

Pedro Paulo Cordeiro, amazonense que também defende São Paulo, venceu em diversas categorias
"Para 2026, em nosso compromisso contínuo de elevar o padrão do esporte, incluiremos a realização de duas clínicas conduzidas por profissionais de renome. Além disso, tenho o prazer de informar que os campeões do nosso ranking estarão isentos do pagamento das inscrições em todas as etapas do circuito e também custearemos a inscrição e a estabulagem nos Campeonatos Brasileiros, facilitando ainda mais a participação em competições de alto nível. Agradecemos a todos que fizeram parte da jornada de sucesso do Circuito N/NE 2025. Estamos empolgados com o que o futuro nos reserva e comprometidos em continuar a promover o crescimento e a excelência do hipismo na nossa região. Contamos com vocês para mais um ano repleto de conquistas e emoções!"

Everton Luis José da Silva: vice-campeao da Copa Ourro
Confira a seguir resultados das principais disputas e clique aqui para conferir o resultado completo.
Domingo, 7/12
Golden Cup - 1.25 duas voltas - 26 conjuntos
Campeão Pedro Paulo Onety Cordeiro / Vuilina Tok - FPH - 0/0 - 0/38s54
Vice Everton Luis José da Silva / Tokyo FNVA - FEP - 0/0 - 0/39s05
3º Pedro Paulo Onety Cordeiro / Shy Boy - FPH - 0/0 - 0/39s42
Silver Cup Leão do Norte - 1,05m (Amadores e concorrentes que não tenham saltado provas a partir de 1.30m em 2025)
Campeão Miguel Fernandes Breda / Serra Negra Barbara - FEA - 0/46s23
Vice Andrea Macedo Cunha Camara / JLP Xereta - FEC - 0/47s37
3º Thays Monteiro Hoaegen de Lima / Flames SI (IA) - FPH - 0/48s35
Sábado, 6/12 (Séries classificação geral 3 provas, exceto aberta)
Série 1.30m Pré-junior
Campeã Maria Paula Veras Gomes / JLP Chaman HR - FEC - 13 pontos
Série 1.30m Senior
Campeão Pedro Paulo Onety Cordeiro / Vuilina Tok - FPH - 17 pontos
Série 1.20m Jovem Cavaleiro
Campeão Artur Torres de Freitas / JLP Condessa - FEC - 35 pontos
Vice Thiago Chaves Lima / CS Droppy - FEA - 14 pontos
Série 1.10m Jovem Cavaleiro A
Campeã Larissa Rocha Rodrigues Pinto / JLP Wings - FEC - 30 pontos
Vice Renata Sampaio Breckenfeld / Cando Caradosso da Serra Negra - FEP - 27 pontos
3º Antônio Henrique Valenca Lima / Peter Trapiche - FEP - 20 pontos
Série 1.10m Amador A
Campeã Andrea Macedo Cunha Camara / XLP Xereta - FEC - 14 pontos
Série 1.10m Pré-mirim
Campeã Catarina Fonseca Xavier / Roma Trapiche - FEP - 0 pp
Vice Miguel Fernandes Breda / Serra Negra Bárbara - FEZ - 4 pp
Série 1.10m Cavalos Novos 5 anos
Campeão Ricardo Vasconcelos Pires Santana / JLP Cornet Flay - FEC - 1 pp
Série 1 metro - Jovem Cavaleiro B
Campeão Gerson Carneiro Leão Filho / Makes me Feel - FEP - 53 pontos
Vice Ana Maria Assis Maffei / SL Paganini - FHB - 52 pontos
3º Clara Teixeira Oliveira / Eros LMZ - FEC - 51 pontos
Série 1 metro - Mini-mirim
Campeão João Ribeiro Vieira / FV Lolobrígida - FEC - 5 pontos
Série 1 metro - Amador B
Campeão Guilherme Aguiar Carneiro Leão / BM New Prince - FEP - 50 pontos
Vice Paulo Bruno Arruda Pequeno / Max Asa - FEP - 38 pontos
3º Ana Luiza Baggio Herbster Dantas / Guapo Trapiche - FEC - 35 pontos
Série 1 metro - Master B
Campeão Paulo Gomes / JLP Up Hill Vila Fal - FEC - 33 pontos
CBH imagens Giovany Gomes











