superior hipismo 2

portaltransparencia icone

ID CBH 4

Nelson Pessoa Filho, o Neco, nascido em 16 de dezembro de 1935 no Rio de Janeiro, acaba de completar 90 anos muito bem vividos. Começou a montar ainda na infância e conquistou o primeiro Grande Prêmio aos 13 anos, com Big Boy. Em pouco tempo, ele já havia se tornado um dos melhores cavaleiros brasileiros. Porém, com um desejo de aperfeiçoar suas técnicas e se profissionalizar, Neco logo começou a planejar sua ida para o velho Continente em tempo recorde.

neco crianca rj

Neco no início de sua carreira no Rio de Janeiro

neco gianni F

Neco em clique histórico com o cavaleiro Gianni Samaja na Sociedade Hípica Paulista, ainda antes de sua meteórica carreira no Exterior

Mas o sucesso de Nelson Pessoa na Europa começou antes de sua mudança definitiva. Em 1956, montando Relincho, ele fez parte da equipe brasileira, juntamente com Eloy Menezes e Coronel Renyldo Ferreira, que conquistou a Copa das Nações Aachen, meca do hipismo mundial na Alemanha. Até hoje esta é a única conquista brasileira em Copas das Nações em Aachen e foi a mais importante do hipismo brasileiro até a conquista das duas medalhas de bronze olímpicas por equipe em Atlanta 1006 e Sydney 2000, quando atuou como treinador.  Em 1964 e novamente em 1972, Neco venceu o GP em Aachen.

 

aachen1956F

O trio de ouro na Copa das Nações em Aachen 1956

Nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg, em 1967, o Brasil garantiu sua 1ª medalha de ouro por equipe e prata Individual com Nelson Pessoa Filho montando Gran Geste. O time dourado foi formado, ainda, por Antonio Alegria Simões com Samurai, José Roberto Reynoso Fernandez e Cantal e o Cel. Renyldo Ferreira montando Shanon Shamrock. Em 1995, no Pan de Mar del Plata, Neco com Special integrou o Time Brasil na conquista da terceira medalha de ouro por equipe, ao lado do seu filho Rodrigo Pesssoa com Tom Boy, André Johannpeter com Calei e Vitor Alves Teixeira/Attack Z.

neco grand geste aachen1964

Neco, campeão do GP Europa em Aachen 1976, montando Grand Geste, mesma montaria com qual integrou o Time de Ouro e foi prata individual no Pan de 1967

Foi técnico do seu filho, Rodrigo Pessoa, quando em 1998 conquistou ouro nos Jogos Equestres Mundiais de Hipismo de Roma. Também esteve ao lado de Rodrigo na conquista do tricampeonato da Copa do Mundo 1998/1999/2020. Já nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, foi novamente técnico de Rodrigo, que viria a conquistar a inédita medalha de ouro.  Também atuou como técico de Rodrigo, quando em abril de 1998 conquistou o título de Campeão individual do Jogos Equestres Mundiais de Roma, bem como na conquista do tricampeonato da Copa do Mundo 1998/1999/2020. 

Neco disputou seus últimos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, mas se tornou o técnico da equipe brasileira nas edições seguintes dos Jogos Olímpicos em Atlanta 1996 e Sydney 2000. Em Atlanta foi conquistada a primeira medalha olímpica do hipismo brasileiro, a medalha de bronze por equipe. Em Sydney, o Time Brasil conquistou a medalha de bronze por equipe pela segunda vez.

olimpiadabronze

O Time Brasil bronze em Atlanta 1996: (esquerda para direita) Rodrigo Pessoa, Doda Miranda, André Johannpeter, Luiz Felipe de Azevedo, e à frente Cel Joberto Pio da Fonseca, chefe de equipe, liderados pelo técnico Nelson Pessoa

Na Olimpíada de Tóquio em 2020+1, Neco atuou como treinador de Salto da equipe australiana de Concurso Completo, medalha de prata no pódio das equipes e bronze individual com Andrew Hoy. Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Neco foi novamente treinador do de Salto da equipe da Austrália, com destaque para Christopher Burton, medalha de prata individual.

Ao longo de sua carreira, Neco venceu centenas de GPs e formou dgerações de cavaleiros e amazonas, tanto brasileiros como de outros países, sendo respeitado como um dos grande ícones do hipismo mundial.

"Parabenizamos Neco, nosso maior representante do Salto, pelo seu aniversário de 90 anos. Que ele viva muito tempo. O Hipismo Mundial presta reverencia a este ícone.
Parabéns ao Grande Mago."

Constantino Scampini
Presidente da CBH

Patrocinadores:

logo rocha 35              logo btg blue 1     220624 IBR22MAI01 Logos V02 EcoCobre 

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv                pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.