Entre 16 e 21 de agosto, os jovens ginetes sul-americanos vão se encontrar pela segunda vez no Paraguai para disputar o 2º Concurso Internacional de Caballos Compartidos, na Escuela Hípica Asunción. Como o próprio nome diz, os pequenos cavaleiros e amazonas saltam cavalos sorteados pela comissão organizadora.
O evento é organizado pela Federación de Deportes Ecuestre del Paraguay e homologado pela Federação Equestre Internacional para o grupo VI da América do Sul, para cavaleiros com idade entre 9 e 18 anos, provenientes de 8 nações: Argentina, Brasil, Bolivia, Uruguai, Peru, Ecuador, Chile e Paraguai. Cada país tem direito a duas vagas por categoria, que são três: Infantil C - de 9 a 12 anos, altura 0,90 metro, Infantil B - de 12 a 14 anos, altura 1 metro, e Juvenil B - de 14 a 18 anos, altura 1,10 metro.
Na edição anterior, em 2010, quatro atletas brasileiros participaram com excelentes resultados. Gabriel Galvão Gomes foi campeão individual na categoria Infantil B, bonze por equipes e ainda recebeu o troféu de melhor cavaleiro estrangeiro. Gilberto Keiji Haraguchi Júnior, também esteve no pódio e ganhou a prova de consolação. No Infantil C, Rodrigo Jardim da Rosa conquistou o vice-campeonato individual e a medalha de bronze por equipes. Siew Chiang terminou o campeonato na 5ª posição. O instrutor e cavaleiro José Cabral de Araújo Neto, de Brasília, foi o chefe da equipe verde amarela.
Clique aqui para consultar o programa provisório, ainda sujeito a alterações.
Fonte: CBH