No último final de semana, entre 14 e 17/7, a charmosa Sociedade Hípica Catarinense recebeu o Campeonato Brasileiro de Salto das categorias Mini-mirim, para jovens entre 8 e 11 anos, e Pré-mirim, de 12 a 14 anos. Ao todo 77 conjuntos (cavalo/cavaleiro) - 31 mini mirins e 46 pré-mirins (categoria de transição para a categoria mirim) representando Santa Catarina, São Paulo, Brasília, Paraná, Amazonas, Pernambuco, Rio de Janeiro e Paraíba - disputaram um acirrado páreo nos percursos desenhados por Vailton Jaci Cordeiro, o Baíca, do Paraná.
Na final por equipes na sexta-feira, a geração futuro de São Paulo levou dois ouros e a de Santa Catarina conquistou duas medalhas de prata. Os jovens talentos do Paraná foram bronze no mini mirm e Brasília na categoria pré-mirim.
Juventude faz bonito no Brasileiro Mini Mirins, o time de São Paulo, com Luiz Ribeiro como chefe de equipe, foi ouro. Prata para Santa Catarina, liderado por Artisiio Prandini, um dos anfitriões e presidente da Federação Catarinense de Hipismo, e Bronze para time do Paraná, liderado por Marcos Martins; foto: Grace Carvalho/divulgação
O páreo foi duro. Após os quatro percursos do campeonato nada menos que 9 jovens talentos ainda estavam zerados habilitando-se a um desempate cheio de suspense para a decisão do pódio final com a melhor aproximação ao tempo ideal de 38 segundos - revelado somente ao final da prova.
Pelas cores de São Paulo, em mais um show de categoria, Thales Gabriel de Lima Marino e seu Apolo III levou a melhor sagrando-se campeão brasileiro sem faltas em 38s32. Montando Primadonna GV, Thales ainda arrematou o 4º posto, pista limpa, em 39s03.
O paulista Thales Marino com seu Apolo II: perfeitos do início ao fim; foto: Tupa Vídeo
Honrando Santa Catarina, Luiza Santos e Silva com seu Hercules conquistou o vice-campeonato, sem faltas, em 37s54.
Toda a categoria e graça da vice-campeã catarinense Luiza Santos e Silva com seu Hercules; foto: Tupa Video
Já o 3º posto foi para o sempre competitivo paulista Pedro Egoroff, campeão do ranking paulista e brasileiro mini mirim 2010, montando Kaliupy, pista limpa, em 38s95.
O ituano Pedro Egoroff com Kaliupy: 3º colocado no Brasileiro 2011
Representando o Amazonas, Matheus Lago Osmari com Jeckill Du Ry conquistou 5º posto, sem faltas, em 36s64. E, finalmente, o 6º posto foi para Ana Bruna Cabral apresentando Farroupilha, pelo Paraná, pista limpa 34,34, computando 1 ponto por estourar o limite de três segundos abaixo do tempo ideal.
Pequenas grandes feras no pódio final do Campeonato Brasileiro Mini Mirim 2011 na Sociedade Hípica Catarinense; foto: Grace Carvalho/divulgação
Clique aqui e consulte o resultado completo
Aguarde galeria de fotos!
Fonte: Carola May com fotos: Tupa Vídeo e Grace Carvalho