O Concurso de Adestramento Internacional e Nacional (CDI3*1* e CAN) no Rocas Festival, na Coudelaria Rocas do Vouga, em Itu (SP), entre 12 e 14/09, foi movimentado. A série Internacional Big Tour (nível máximo) foi a quarta oportunidade da temporada para os competidores registrarem o Requerimento Mínimo de Elegibilidade (MER - na versão em inglês), visando o Mundial de 2026. A oportunidade de qualificação aconteceu na sexta-feira, 12, no Grand Prix, com a meta de atingir o mínimo de 66% de aproveitamento na média final, bem como junto a dois juízes FEI 4 estrelas.
Murilo e Jorge V.O. atingiram o primeiro índice técnico para o Mundial de 2026
Desta vez, o feito só foi alcançado pelo 3º Sgtº Murilo Augusto Machado montando o Lusitano Jorge V.O que registrou 67.326% de nota média final e com os juízes 4* Peter Holler, da Alemanha, 67.283%, e Carlos Lopes, de Portugal, 66.739%. “Para mim foi uma conquista muito grande. Estou há dois anos ajustando o Jorge, tenho conseguido fazer boas provas, mas estava faltando subir a nota, que é uma coisa muito difícil para o cavalo de GP. Então, o fato de ter conseguido melhorar o índice está me mostrando que estamos alinhados em um treinamento correto. Estou bastante contente com o resultado”, comemorou o atleta que vem construindo uma parceria de sucesso com o Puro Sangue Lusitano de criação de José Victor Oliva e com quem já contabiliza, entre as conquistas da dupla, a medalha de ouro e o 5º lugar individual nos Jogos Sul-americanos de 2022 em Assunção, e o tricampeonato brasileiro nas categorias 5, 6 e 7 anos, além de vice-campeão brasileiro sênior top em 2024. “A meta agora é conquistar mais um MER e o Brasileiro Senior Top esse ano”, planeja.
O 2º lugar no GP foi da amazona alemã Joana Marie Sliwik com o Lusitano Intef Interagro (65.348%) e em 3º lugar se posicionou Adriano Salomão Paiva Soares com o também Lusitano Jogador do Drosa, 63.000%, conjunto que foi o primeiro no Brasil a registrar o MER (66.087%), em julho, no CDI3* na Sociedade Hípica Paulista.
Joana e Intef Interagro competiram pela Alemanha, mas a amazona pretende defender o Brasil em breve
Adriano e Jogador do Drosa
Para se candidatar a vaga para o Campeonato Mundial 2026 em Aachen, Alemanha, de 11 a 23/8, é necessário que os conjuntos obtenham dois MERs. Até o momento, nenhum candidato atingiu a meta. Além do 3º Sgtº Murilo Machado com Jorge V.O (67.326%) e Adriano Soares montando Jogador do Drosa, 66.087%, outros dois cavaleiros, em atuação no circuito europeu, conquistaram o primeiro MER no início do ano: Renderson Oliveira com Fogoso Campline, 67.000%, obteve o índice no CDI-W em Neumünster, Alemanha, e Nuno Chaves de Almeida montando Lizarran no CDI3* da Companhia das Lezírias, em Samaro Correia, Portugal, 67.413%.
No GP Special, realizado no sábado, 13, o pódio do GP se repetiu com vitória do 3º Sgtº Murilo Machado com Jorge V.O, 66.872%, Joana Sliwik e Intef Interagro ficou em 2º, 65.958%, e em 3º se posicionou Adriano Soares e Jogador do Drosa, 64.553%.
Murilo com Jorge VO: destaques no Big Tour com os juizes Claudia Mesquita, do Brasil, Cesar Lopardo da Argentina, e Orpheu Ávila, à frente do comitê organizador da casa
Também valendo como fase de observação para os Jogos Sul-americanos 2026 em Santa Fé, Argentina, seis conjuntos participaram do Prêmio São Jorge na sexta-feira, 12, e da Intermediária I no sábado, 13. Dois deles retornaram a pista no domingo, 14, para a Inter I Freestyle. Defendendo as cores de Portugal, César Marques com Nagoh CAP OA, venceu as duas provas registrando 68.323% no Prêmio São Jorge e 68.441% na Intermedária I.
Duas vitórias no Small Tour para Cesar e Nagoh CAP OA
Também no Prêmio São Jorge a boa novidade foi Antonio Victor Marcari Oliva, 28, retornando ao picadeiro depois de dez anos, e montando Florisbela V.O, que vinha sendo formada por Duda Alves, registrou 67.941%, garantindo o 2º posto. “Voltei às competições e já tenho como meta atingir índice para os Jogos Sul-americanos de 2026”, avisou o irmão do olímpico João Victor Oliva. Em 3º lugar se posicionou Jeferson Rodrigo Pereira com Mestre da Sasa JE, do Rancho Cariama, 67.324%.
Missão cumprida para Antonio com Forisbella VO em seu retorno às competições
Na Intermediária I, o 3º Sgtº Vinicius Miranda com Jane Esther II SVN foi o vice-campeão, 67.029%, e em 3º se posicionaram Antonio e Florisbela V.O., 66.324%.
Vinícius e Jane Esther II SVN
Na Inter I Freestyle, no domingo, 14, o campeão foi Jeferson Rodrigo Pereira com Mestre da Sasa JE, 69.490%, e o vice-campeão Diego Fernando Ferreira da Silva com Motor da Sasa JE que atingiu 67.305% na prova com coreografia livre e música.
Jeferson e Mestre da Sasa JE: vencedor do Freestyle Inter I
Diego e Motor da Sasa JE: vice no Freestyle Inter I
Cesar e Antonio Oliva na premiação do Prêmio São Jorge
Imprensa CBH com colaboração Rute Araújo e img: C.May