Terminou na manhã desse sábado, 20/8, no Classic Horse Show, na Sociedade Hípica Paulista, a seletiva da categoria 6 anos rumo ao Campeonato Mundial de Cavalos Novos entre 21 e 15/9 em Lanaken, na Bélgica.
Após o segundo percurso da seletiva final, três conjuntos permaneciam sem faltas na liderança da competição. Primeiro a largar Edison Aguiar Coutinho com Radiator JMen, um filho Ritual JMen de Centauer Z, conjunto campeão da seletiva 5 anos em 2010, deu um show de categoria com pista limpa em 34s03.
O garanhão Radiator JMen com Edison Aguiar Coutinho carimba o passporte para o Mundial 2011; foto: Duílio / Tupa Vídeo
Guilherme Dutra Foroni levou Cerana JMen, uma filha de Calisco JMen em Romancier JMen, ao vice-campeonato com um derrube em 33s44.
Guilherme em ação com Cerana JMen que também garantiu a vaga para o Mundial; foto: Duílio / Tupa Vídeo
Em 3º lugar chegou Rodrigo Chaves Nunes apresentando Rag Times 3 K, um filho de Goodtimes em Rebel Z, um derrube, em 33s73.
Rodrigo apresentando Rag Times 3K; foto: Duílio / Tupa Vídeo
"Nossa estratégia foi galopar sem exageros e colocar pressão nos demais concorrentes", revelou Edison. "O Radiator sempre foi o melhor cavalo da geração dele, saltamos em Lanaken em 2010 e queremos chegar bem ao Mundial esse ano", acrescentou o ginete do Haras Agromen, o mais premiado criatório nas pistas brasileiras.
Os vencedores da série 6 anos com dirigentes e criadores; foto: Ney Messi
Para o titular do Haras Agromen, Sergino Ribeiro de Medonça, o resultado não poderia ser melhor. "O Radiator é um de nossos principais garanhões. A parte esportiva dele até pode vir a ser vendida, mas a sua genética é indispensável em nossa criação", revelou o criador dos cavalos campeões nas séries 5, 6 e 7 anos.
Antes do Mundial em Lanaken, os cavalos classificados terão um período de aclimatação na Bélgica. "Eles embarcam dia 10 de setembro, vão ficar em centro de treinamento e no dia 15 saltam uma prova de adaptação. Com isso, esperamos que eles possam ter o melhor rendimento possível", destacou Antonio Celso Fortino, presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo de Hipismo.
O vencedor de cada série recebeu da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo de Hipismo (ABCCH) e da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) a passagem aérea e frete aéreo do animal até o concurso. Os vice-campeões também estão classificados.
Fonte: Carola May; fotos: Duílio / Tupa Video e Ney Messi / FPH