superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

Estreando em um pan-americano Stephan Barcha, 34, montando Chevaux Primavera Império Egípcio, garantiu o ouro individual na grande final do Salto no Pan Santiago 2023. Agora o Brasil detém 17 medalhas na história dos Jogos, incluindo dois ouros individuais em Santiago 2023 e Lima 2019.

Na grande final do Salto nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023, em Quillota, sede do hipismo, nessa sexta-feira, 3/11, o cavaleiro Stephan Barcha, 34, com Chevaux Primavera Império Egípcio, égua de criação nacional de 12 anos, garantiu uma atuação espetacular arrematando o ouro individual. Após o 1º percurso sem faltas, Stephan e Primavera, que haviam virado para final em 3º lugar, assumiram a liderança entre top 20 que foram para o 2º decisivo percurso, a 1.60m.

Com faltas de outros favoritos como dos norte-americanos McLain Ward e Laura Kraut que vinham com menos de uma falta na liderança da competição após as duas qualificativas anteriores, Stephan e Primavera tornaram a cumprir um percurso perfeito e mesmo com leve toque na última vertical, pôde comemorar o ouro em seu primeiro Pan-americano. A dupla de ouro totalizou 8,06 pontos perdidos (pp), incluindo sua pontuação do primeiro dia e dois percursos zerados na Copa das Nações, quando o Brasil arrematou bronze por equipes.

stephan medalha0311

Stephan: ouro individidual no Pan Santiago 2023

A medalha de prata ficou com Kent Farrington montando Landon, pelos EUA, que fechou o camponato com 9,64 pp. O bronze foi controverso com o norte-americano Mclain Ward montando Contagious que estava na liderança da competição antes da prova final e perdeu 12 pontos, fechando o campeonato com 15,34 pp. A canadense Amy Millar com Truman teve a mesma pontuação de Ward na soma dos dois percursos, 12 pp, e a exemplo do norte-americano incluindo na saída do duplo na linha final, fechando o campeonato com 17.71 pp.

Stephan podio01 0311

Um salto para o merecido pódio

A equipe do Canadá chegou a contestar o resultado alegando que a vara caiu após a fotocélula da linha chegada e a cerimônia de pódio foi adiada. (Lembrando que cada falta equivale a 4 pp.) Porém, ao final, o bronze ficou mesmo com McLain Ward. O brasileiro Pedro Veniss, ouro por equipes no Pan Rio 2007 e Lima 2019, fechou a final individual com seu Nimrod de Muze na 5ª colocação, totalizando 16,26 pp, a menos de uma falta do medalhista de bronze.

stephan salto 0311

Stephan e Chevaux Primavera Império Egípcio a caminho da vitória

pedro veniss 0311

Pedro Veniss e Nimrod de Muze: 5º colocado na final individual

podio pan 0311

Stephan, ouro, Kent Farrington, prata. Mclain Ward, bronze

Parceria de ouro

A parceria com Primavera, de 12 anos e filha de Calvaro Z em HFB Primaluna de 12 anos recém completos, de propriedade do Haras Império Egípico há cerca de dois anos, já dura seis anos."Eu monto a Primavera há seis anos. No começo ela era uma égua bem sensível, mas em praticamente tudo que disputamos tivemos êxito. Hoje é um dia muito especial que não dá para esquecer e está na história, a Primavera é uma égua incrível e sempre tentei levá-la da melhor forma possível", destacou Stephan Barcha, que entre outros títulos foi bicampeão brasileiro senior top 2020/2021 (rendimento máximo), mantendo também sua performance nos principais GPs do país em 2022. No início de 2023, a dupla foi para Europa no intuito de disputar uma vaga no Time Brasil e, entre outras conquistas, integrou o time medalha de ouro na Copa das Nações de La Baule, França, e foi bronze no GP5* Rolex em Roma. Em 2022, foi ouro por equipe e prata individual nos Jogos Sul-americanos (Odesur), carimbando a vaga do país para o Pan.

stephan galope 0311

Missão cumprida para Stephan e Primavera Império Egípcio, parceria de 6 anos coroada com uma medalha de ouro

Entre suas dedicatórias a toda equipe e proprietários da Primavera, Stephan se emocionou ao falar de Ibsen Villaça, seu professor no início da carreira (in memorian) e do amigo Vavá Nascimento, que faleceu precocemente no início de 2023 "Todos os dias eu escuto os audios do Vavá, me incentivando a chegar aqui", contou o campeão pan-americano, bastante emocionado. Mas também não faltou outra dedicatória mais que especial ao técnico Philippe Guerdat. "Na véspera do Pan em Lima, eu tive um acidente na Suíça e estava disputando a vaga na equipe. O Guerdat foi comigo ao hospital. O médico falou que quebrei a clavicula e Guerdat na hora falou você está fora da equipe e no mesmo fôlego disse você é jovem e ainda vai conquistar muita coisa. Eu tenho um carinho muito especial por ele, é mais que técnico, mas um amigo." Agora, é claro, Stephan já pensa em Paris 2024. "Hoje vou comemorar muito e a partir de amanhã começa o planejamento para os Jogos Olímpicos. Mas antes a Primavera também terá um merecido descanso."

stephan guerdat 0311

O técnico Philippe Guerdat, com o campeão pan-americano Stephan, emocionado com a conquista do cavaleiro


Histórico brasileiro na competição

O Time Brasil de Salto foi ouro por equipes seis vezes: Winnipeg 1967, Havana 1991, Mar del Plata, 1998, Rio de Janeiro 2007, Lima 2019. No individual foi ouro com Stephan Barcha em Santiago 2023 e Marlon Zanotelli, em Lima 2019. O país também detém duas pratas individuais com Nelson Pessoa Filho em Winnipeg 1967 e seu filho, o campeão olímpico Rodrigo Pessoa, na Rio 2007, além de bronze individual com Vitor Teixeira em Havana 1991 e Winnipeg 1999, Bernardo Alves, em Guadalaraja 2011. Agora, ao todo, o Brasil detém 17 medalhas incuindo prata por equipes em Chicago 1959, Guadalajara 2011, bronze por equipes em Santo Domingo 2003 e Santiago 2023. Os EUA venceram os Jogos Pan-americanos oito vezes, além de ter conquistado seis ouros individuais.

Imprensa CBH Carola May com Rute Araújo; imagens: Luis Ruas / CBH

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.