superior hipismo 2

portaltransparencia icone

ID CBH 4

A temporada do hipismo em 2025 conta com um projeto especial voltado a Cavalos Novos do studbook Brasileiro de Hipismo BH, o Grand Slam Mystic Rose, idealizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo de Hipismo (ABCCH) e Haras Rosa Mystica com apoio da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). Um circuito de quatro etapas visa a qualificação de Cavalos Novos de 5, 6 e 7 anos para o FEI WBFSH Jumping World Breeding Championship for Young Horses 2026 - Campeonato Mundial de Cavalos Novos de Salto, tradicionalmente sediado em Lanaken, Bélgica,  que esse ano acontece entre 24 e 28 de setembro.

premiacao campea mysticRose25 

João Paulo Gouveia com Diamond Mystic Rose, filha de Kannan em Doria Loar (IA), vitória na 1ª Etapa do Grand Slam Mystic Rose 6 anos, na premiação com Nilson Leite, titular do Haras Rosa Mystica e Antonio Celso Fortino, presidente da ABCCH

A 1ª Etapa do Grand Slam Mytic rolou no Concurso de Salto Nacional e Internacional em Curitiba, entre 23 e 27/4. Agora todas as expectativas estão voltadas para a 2ª seletiva, no Concurso de Salto Nacional na Sociedade Hípica Paulista,entre 2 e 8 de junho, juntamente com a 3ª seletiva para o Sul-americano da Juventude. Já a 3ª Etapa acontece no Haras Agromen, em Orlândia no interior paulista, entre 30/6 e 6/7, e, finalmente, a 4ª Etapa e grande final das seletivas será no Sul-americano de Cavalos Novos no Haras Cooper, na região de Campinas (SP), entre 29/7 e 3/8. ]

E, sem dúvida, a 1ª seletiva foi sucesso de participação e qualidade técnica. Na série 6 anos, foram 27 os cavalos, 23 na série 7 anos e 22, na de 5 anos, todos registrados no studbook da ABCCH. A armação dos percursos esteve em ótimas mãos com a course-designer internacional Marina Azevedo, brasileira que foi a primeira mulher a armar um Pan-americano, em Santiago 2023.

Na categoria 6 anos, o cavaleiro paulista levou João Paulo Gouveia levou Diamond Mystic Rose, filha de Kannan em Doria Loar (IA). O paranaense Mauricio de Oliveira Franco apresentando Equicenter Devi Plus Mor (Non Plus Ultra III x Duka´s Terlis) garantiu o vice na classificação geral e o cavaleiro de São Paulo Rodrigo Chaves Nunes com Whitney des Flandres (Willem x Violeta des Flandres (IA)) fechou a disputa em 3º lugar. "Eu achei que a armação estava delicada e o tempo apertado. Excelente: está todo mundo no caminho certo. Diamond está me surpreendendo cada vez mais, a expectativa é se der tudo certo disputar o Mundial em Lanaken", destacou João Paulo, cavaleiro titular do Haras Rosa Mystica.

 diamond curitiba0425

João Paulo e Diamond Mystic Rose, filha de Kannan em Doria Loar (IA), vencedor 6 anos

Na série 7 anos, Leandro José Abrahão, amazonense radicado em São Paulo, levou Kempo Mapocho (IA), filho de Harley VDL x Mercedita Lacan (TE), à vitória empatado com Tiago Almeida Muniz com Burguesa JMen (Bolero JMen (IA) e Quinta JMen (IA)), por São Paulo, que computou os mesmos 27 pontos do campeão, e no desempate do CSN foi vice. Pelo Rio de Janeiro, Felipe Pereira Teixeira montado Carvaggio REC (TE) (Carrera VDL e Laluna del Manto (IA) emplacou em 3º na classificação geral."Com Keompo Mapaocho o ano todo está sendo pensando para a seletiva de Cavalos Novos. A gente largou bem, as próximas etapas é continuar andando bem, com regularidade e saltando bem. Acho que isso no final das contas é o mais importante", disse Leandro.

leandroabrahao7anosabril25

Leandro com Kempo Mapocho (IA), filho de arley VDL x Mercedita Lacan (TE), vencedor da série 7 anos

Já na série 5 anos, nada menos que 20 conjuntos, empataram em 1º lugar sem um único ponto perdido e o desempate foi apenas para definir a classificação do pódio do CSN de Curitiba. Entre os BHs o melhore resultado foi de João Paulo Machado Gouveia apresentando Khan Mystic Rose (Bentley VD Heffinck x Karina Blue BR (IA) , seguido por Vitor Alves teixeira com Argentina das Umburanas (Emerald van´t Ruytershof x FM Buenos Aires (IA)) e o 3º Sargento Paulo Miranda apresentando Stay Out Trapiche (Non Plus Ultra III x Emilia Trapiche (IA)).

joaopaulo4anos abril25

João Paulo e Khan Mystic Rose (Bentley VD Heffinck x Karina Blue BR (IA): um dos vencedores da série Cavalos Novos 4 anos e melhor BH no desempate, válido somente pelo CSN de Curitiba

Para Antônio Celso Fortino, presidente da ABCCH, a 1ª Etapa atendeu as expectativas. "Tivemos uma quantidade muito boa de conjuntos. A tendência é o nível subir conforme a gente for chegando próximo à última etapa. Mas já começamos com nível um pouco acima das provas normais no começo de ano. A proposta é que quem quer para Lanaken realmente precisa estar com os cavalos um pouco mais adiantados. Está sendo muito agradável e compensador ver a criação nacional ir mostrando sua qualidade na pista", disse o experiente dirigente e criador. "O Haras Rosa Mystica abraçou esse projeto, não só ajudando no patrocínio do circuito, participando com premiações, mas incentivando a todos. Acho isso importante e que esse exemplo inspire outros criatórios para a gente ter essa força de manter o mercado do cavalo novo crescente", acrescentou Fortino.

premiacao7anos abril25

Vencedores da série 7 anos no CSN de Curitiba com Antonio Celso Fortino, presidente da CBH, Tatiana Castro, diretora da Cavalos Novos da CBH, o anfitrião Oscar Martinez Neto, presidente da Hípica Paranaense, e Nilson Leite, titular do Haras Rosa Mystica

Marina Azevedo também elogiou a iniciativa. "O foco desse Grand Slam mudou bastante em relação a concursos anteriores de cavalos novos pelo menos que eu me lembro no que ser refere à armação. A gente já começa o ano preparando os cavalos para que cheguem em julho no Sul-americano confortável nas alturas que eles vão encontrar. O Mundial em Lanaken é mundo à parte, com 300 cavalos em uma prova de 6 anos. Mas acho que o objetivo do Brasil não é necessariamente ganhar, mas sim estar na altura e qualidade dos cavalos que um dia possam ser olímpicos", disse Marina. "Há uma comissão que propôs recomendações para os armadores gente de acordo com cada etapa. Então a tendência é que sejam seguidas. A comissão também aceita sugestões e a ideia é ir aperfeiçoando a armação das seletivas", acrescentou a course-designer.

Em paralelo com o Grand Slam Mystic Rose também aconteceu a 3ª Etapa do BH Olímpico Los Angeles 2028, que consiste na avaliação técnica dos conjuntos apresentados e visa selecionar produtos e que tem 7 etapas na primeira fase, fechando no Sul-americano de Cavalos Novos. O projeto, supervisionado e aprovado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), tem como principal objetivo fomentar a criação e fornecer condições técnicas para a formação de cavalos de esporte de alto rendimento, seguindo os moldes do programa da ABCCH realizado para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Cavalos Novos 6 anos - 27 conjuntos

1º João Paulo Gouveia / Diamond Mystic Rose (Kannan x Doria Loar (IA)) - FPH - 33 pontos
Proprietário e criador: Haras Rosa Mystica
2º Mauricio de Oliveira Franco / Equicenter Devi Plus Mor (Non Plus Ultra III x Duka´s Terlis) - FPrH - 26 pontos
Proprietário: Equicenter Reprodução Agropecuária LTDA e Criador: Equicenter HV
3º Rodrigo Chaves Nunes / Whitney des Flandres (Willem x Violeta des Flandres (IA) ) - FPH - 25 pontos
Proprietário: Marcio Zetone Grespan e Criador: Raael Mauricio de G Jr e Thiago R. Valdissera
4º Pedro Tavora de Matos / HP Celine TRV (TE) (Harley VDL x Land Lady 55) - FPH - 23 pontos
Proprietário: Mauricio Zetone Grespan e Criador: Rafael Mauricio de G. Jr. e Thiago R. Valdiserra
5º Sidnei de Souza / Chloe SDS (Arezzo VDL x Tróia Tok (IA)) - ?? - 22 pontos
Proprietário e criador: Sidnei de Souza
6º Leonador Schmidt Falseti / Eragon Tok (Arezzo VDL x V. Bionce Tok (TE) - FPH - 21 pontos
Proprietário: Edison José Notar e Criador: Haras Tok

Ranking completo

Cavalos Novos 7 anos - 23 conjuntos

1º Leandro José Abrahão / Kempo Mapocho (IA) (Harley VDL x Mercedita Lacan (TE) - FPH - 27 pontos
Proprietário: Tito Denis de Gouveia Pinto Filho e Criador: Haras Cabanha Mapocho
2º Tiago Almeida Muniz / Burguesa JMen (Bolero JMen (IA) e Quinta JMen (IA)- FPH - 27 pontos
Proprietário: J. Mendonça Agrícola S.A. e Criador: Haras Agromen
3º Felipe Pereira Teixeira / Carvaggio REC (TE) (Carrera VDL e Laluna del Manto (IA) - FPrH - 26 pontos
Proprietário: Anna Beatriz Bastos Addis e Criador: Haras Gravata
4º Daniel Cesar Maranhão Cury / Cassalena JMen (Casall x Távola JMen) - FPrH - 25 pontos
Proprietário: João Gilberto Cominese Freire e Criador: Haras Agromen Pecuária LTDA
5º Guilherme Dutra Foroni / Umburanas Bolt SM (Darco x Clin Loar IA) - FPH - 22 pontos
Proprietária: Thereza Tourinho e Criador: Haras Salles Moura LTDA
6º Miro Costa / Top Horse Hurricane (Harley VDL x Mircana des Flandres (IA)) - FPrH ?? - 20 pontos
Proprietário: Gilberto Braz Palma e Criador: Centro de Reprodução e Investigações Veterinárias

Ranking completo 

Cavalos Novos 5 anos - 22 conjuntos 13 empatados em 1º lugar

Ranking completo


Sobre o regulamento

  • Os animais camões das Seletiva – Grand Slam Mystic Rose Lanaken nas categorias 5, 6 e 7 anos - terão direito à vaga para participar do Campeonato Mundial de Cavalos Novos em Lanaken – Bélgica, e o frete aéreo (ida e volta, Brasil-Europa, em palet simples, em conjunto) custeado pela ABCCH.
  • Os animais vice-campeões das Seletivas – Grand Slam Mystic Rose Lanaken nas categorias 5, 6 e 7 anos terão direito à segunda vaga para participar do Campeonato Mundial de Cavalos Novos em Lanaken – Bélgica, correndo todas as despesas por conta do proprietário/cavaleiro do animal classificado.
  • Os benefícios acima descritos serão transferidos até o 4º classificado na geral das Seletivas – Grand Slam Mystic Rose Lanaken caso os vencedores não os utilizem.
  • Na impossibilidade de realização da viagem por questões burocráticas ou sanitárias os animais CAMPEÕES farão jus à premiação em espécie no valor R$50.000,00 (cinquenta mil reais), exclusivamente para animais nascidos no BRASIL e registrados na ABCCH,.
  • A pontuação computada para a Seletiva – Grand Slam Mystic Rose – Lanaken será obtida por prova, exceto no Campeonato Sul-Americano onde a pontuação será pela geral do Campeonato. O Campeonato Sul-Americano de Cavalos Novos é regido por regulamento próprio que deverá ser observado quando da publicação do devido programa.
  • Em caso de empate na Final do Grand Slam prevalecerá o melhor resultado do Campeonato Sul-Americano de Cavalos Novos. Para fazer jus ao prêmio do Grand Slam Mystic Rose Lanaken a participação no Campeonato Sul-Americano de Cavalos Novos é obrigatória.
  • Para a classificação geral da Seletiva – Grand Slam Mystic Rose – Lanaken não haverá descarte.

Regulamento completo - clique aqui.

CBH com informações hotsite GrandSlamMysticRose e fotos: Danilo Schreines

Patrocinadores:

logo rocha 35          anonimo 

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.