Entre 12 e 26 de setembro 2026, os Jogos Sul-americanos - Odesur 2026 na Argentina chegam a sua 13ª edição. A Confederação Brasileira de Hipismo recém divulgou os critérios para formação do Time Brasil que também busca a qualificação para os Jogos Pan-americanos 2027 em Lima, no Peru.

Confira a seguir os principais pontos do processo observatório e acesse aqui o documento completo.
Podem participar todas as amazonas e cavaleiros brasileiros que competirem em provas a categoria Senior, com altura a 1.50m ou mais, no Brasil ou no Exterior.
No território nacional, as competições observatórias estão definidas no calendário oficial da CBH (que incluem etapas do Circuito Senior Top 2026)
- CSN Open SHP - Sociedade Hípica Paulista (SP) - 23 a 29/3
- CSI-W Curitiba - Sociedade Hípica Paranaense (PR) - 22 a 26/4
- CSN Village Mall - Sociedade Hípica Brasileiro (RJ)3 a 7/6
- CSN Copa 55ª São Paulo - Sociedade Hípica Paulista (SP) - 11 a 14/6
- Campeonato Brasileiro Senior Top - Sociedade Hípica de Brasília (DF) - 8 a 12/7
A contagem será feita por pontos perdidos, considerando exclusivamente o primeiro percurso dos Grandes Prêmios, com descarte de uma etapa (exceto o Campeonato Brasileiro Senior Top). Todos os quatro percursos do Brasileiro Senior Top entram na pontuação final. Em caso de empate, prevalece o melhor resultado no Campeonato Brasileiro.
Serão preenchidas 05 vagas para a equipe:
01 para o melhor classificado nas seletivas
01 para o campeão brasileiro Senior Top (ou vice, caso o campeão já esteja classificado);
03 vagas definidas pela Comissão de Salto, com base em critérios técnicos, condição física do conjunto, postura no processo, avaliação veterinária e histórico esportivo.
A CBH arcará com despesas de transporte e estadia de cavalos, atletas e um tratador por animal durante os Jogos. O processo visa garantir uma equipe altamente competitiva, com transparência e justiça.
A Comissão de Salto - formada por Constantino Scampini, presidente da CBH, o diretor de Salto Daniel Khury, o diretor técnico Pedro Paulo Lacerda e o veterinário da equipe de Salto Dr Rogério Saito - definirá os quatro conjuntos titulares e um reserva, independentemente da classificação final.











