superior covid19 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

A Federação Equestre Internacional (FEI) oficializou nessa segunda-feira, 1/3, o cancelamento de eventos hípicos em 10 países do continente europeu com efeito imediato até 28 de março de 2021, devido a uma evolução muito rápida de uma variação neurológica do herpes vírus equino (EHV-1). O vírus foi originalmente detectado em Valencia na Espanha e já resultou em surtos relacionados em pelo menos três outros países europeus.

A decisão da FEI se aplica a todas modalidades equestres, mas devido ao grande número de cavalos que estão competindo em Concursos de Salto na Península Ibéria, Itália e Bélgica com duração de várias semanas, os referidos circuitos terão permissão de prosseguir em "bolhas individuais" sob condição de que absolutamente nenhum cavalo de fora seja autorizado a ingressar no recinto de competição bem como não se confirmem casos de EHV-1.

Os recintos dos Circuitos de Saltos em Vejer de la Frontera (Espanha), Vilamoura (Portugal), San Giovanni in Marignano e Gorla Minore (Itália) terão rígidos protocolos de biosegurança ao lado de delegados veterinários da FEI adicionais. Os cavalos só terão permissão para deixar os locais de competição com certificados de saúde oficiais das autoridades veterinárias locais. Qualquer cavalo que deixar o recinto sem essa documentação será bloqueado na base de dados da FEI. Ao mesmo tempo também é ilegal transportar um cavalo sem um certificado oficial de saúde.

O comitê organizador do concurso em Oliva Nova (Espanha) notificou a FEI nessa segunda-feira sua decisão de cancelar o restante das competições agendadas no Mediterranean Equestrian Tour III. Organizadores dos eventos hípicos em Opglabbeek (Bélgica) também informaram à FEI o cancelamento de seus eventos em março.

Outros países, incluindo a França, também já cancelaram seus eventos hípicos em para minimizar a transmissão do vírus. A decisão que abrange eventos na França, Espanha, Portugal, Bélgica, Itália, Áustria, Polônia, Holanda, Alemanha e Eslováquia foi tomada com base no Regulamento Geral da FEI Artigo 112.3 que determina: o Secretario Geral deve ter autoridade para tirar qualquer competição ou evento do calendário quando circunstâncias justificadas relacionadas a uma competição ou evento forem estabelecidas.

“Não foi uma decisão fácil bloquear a realização de eventos hípicos na Europa continental, especialmente após a grande interrupção do calendário da FEI devido a pandemia da Covid-19, disse Sabrina Ibáñez, secretaria geral da FEI. “Porém o surto da EHV-1 é provavelmente o mais sério que tivemos na Europa em muitas décadas e nossa decisão se baseia em fatores de risco claramente identificados", destacou a dirigente destacando ainda outros pontos.

“Essa cepa do EHV-1 é particularmente agressiva e já causou mortes de equinos e diversos casos clínicos severos. Precisamos manter os nossos cavalos seguros."

“Também estamos cientes de que um grande número de cavalos deixou o concurso de Valencia sem um certificado oficial de saúde, ou seja, com estado de saúde desconhecido. Alguns cavalos já estavam doentes e o risco de transmissão dos mesmos é uma grande preocupação."

“O cancelamento das competições na Europa continental, com exceção dos Circuitos de Salto em curso na Península Ibérica e Itália, limita o número de cavalos que viajam internacionalmente e, portanto, reduz a probabilidade de este vírus gravíssimo ser transmitido em uma escala cada vez mais ampla. Também recomendamos fortemente que as respectivas Federações afetadas também cancelem seus eventos nacionais."

“Estamos totalmente conscientes do fato de que este é um momento muito estressante e angustiante e potencialmente muito perturbador para aqueles que buscam seus Requisitos Mínimos de Elegibilidade (MERs) ou resultados de confirmação para Tóquio. Mas estamos procurando maneiras para aliviar isso a fim de ajudar os conjuntos atleta / cavalo a obterem seus MERs ou resultados de confirmação, quando os eventos na Europa continental possam ser retomados.”

A FEI está a par que alguns atletas já chegaram aos seus locais de competição ou estão a caminho e entrará em contato com todos inscritos em eventos entre 1 e 28 de março de 2021.

Documento original da FEI - clique aqui.

    novo logo cob 75                              52486598 2004012323016475 4886399187605782528 n              seloLeiIncentivoVertical 72

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados | Produzido por  Magoo Digital