superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4


No último sábado, 28/8, aconteceu a V Etapa do Paulistão 2021, na Fazenda Nossa Senhora de Lourdes, em Jaguariúna, São Paulo. A prova recebeu um total de 66 conjuntos para categorias a partir de 20km até 160km, incluindo provas válidas para o ranking da Federação Equestre Internacional (FEI). Com muita chuva e vento, os cavaleiros enfrentaram uma prova bem diferente do que o de costume no local, que proporciona uma disputa com alta velocidade média, graças ao terreno mais plano e boas condições de piso.

Na categoria com mais quilômetros a serem percorridos, a CEI 3* 160km, dos cinco conjuntos que largaram, apenas dois finalizaram a prova. A grande campeã foi a estreante na categoria, Elisa Chaves, que levou a vitória montando Piva Endurance, égua que é a atual campeã brasileira na categoria com o cavaleiro Felipe Morgulis (CBEE 2019, realizado no Haras Albar - SP).

elisa e piva endurance5

Elisa estreou com vitória na categoria 160km montando Piva Endurance 

"Essa prova foi muito esperada por mim e pela minha equipe. Começamos a nos planejar em 2020, quando decidimos que eu faria minha primeira prova de 160km. Eu estava bem ansiosa, mas sabia que a égua tinha muita experiência. A prova em si foi muito desafiadora, principalmente por conta da chuva que perdurou por toda a parte da manhã e deixou o piso bem escorregadio e difícil. De forma geral, vejo que o resultado foi uma somatória de toda a dedicação da equipe, que trabalhou incansavelmente por meses para deixar as éguas impecáveis e para que tudo saísse da melhor forma possível. Não posso deixar de mencionar o apoio e parceria que vieram do Felipe durante todo o percurso, que fizeram enorme diferença. Com certeza posso dizer que a vitória não foi minha, mas sim do Odysseys Riders", agradeceu a campeã a toda sua equipe.

chegada prova elisa5

Missão cumprida para Elisa e Piva Endurance

O outro conjunto que completou o percurso e foi vice-campeão, foi justamente Felipe Morgulis, cavaleiro que integrou o Time Brasil na inédita conquista da prata por equipe no Mundial da Itália em maio de 2021, montando Venus SBV. Completando a prova juntos, ambos os cavaleiros tiveram a média de 17.11km/h , finalizando o percurso em um total de 12 horas e 52 minutos, sendo 9 horas e 21 minutos na trilha.

Na categoria CEI 3* 120km o campeão foi Ederson da Costa, o Branco, que montando HDM Lenda finalizou a prova com média de 18.26 km/h. Ao final, Branco comentou sobre a disputa: "Se alguém me perguntar qual prova mais gosto de correr aqui no Brasil, eu diria que é a de Jaguariúna. Mas dessa vez ela foi bem diferente do que estamos acostumados. Normalmente é uma prova com tempo seco e sol, bem dinâmica e com mais velocidade. Dessa vez foi uma prova bem técnica, já no primeiro anel o tempo estava nublado e com pouco vento, fizemos um bom anel. No segundo anel começou a ventar e chover muito e como é uma área de plantação de cana que tinha sido patrolada, a chuva caiu forte e o piso ficou muito escorregadio, dificultando a desenvolver uma boa velocidade e forçando mais os animais. Mas não paramos! Seguimos adiante, com um pouco de medo, e fizemos o segundo anel. No terceiro anel a chuva parou um pouco, mas continuou muito escorregadio. Então tivemos que manter a cautela e buscar manter uma boa dinâmica de prova, deixando os cavalos bem. Fizemos um bom terceiro anel, e no quarto anel a Lenda estava muito bem. Mesmo com a eliminação dos meus concorrentes, quis fazer um bom último anel e optei por fazer em boa velocidade. Fizemos o último anel a 20km/h, com um pouco de receio e muita cautela devido ao chão liso, mas conseguimos concluir bem a prova."

Pai pela primeira vez, Branco também dedicou a vitória ao filho recém nascido e à esposa: "Foi bem marcante, mas graças a Deus consegui terminar a prova e ser best condition no primeiro 120km dessa égua. Com certeza foi uma homenagem ao meu filho, que está com poucos dias de vida, e a minha esposa. Já saí de casa pensando nessa vitória!"

Confira todos os resultados da prova de Jaguariúna - clique aqui 

O XXX Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre 2021 será realizado entre 16 e 18 de setembro, em Caetanópolis - MG, e está com inscrições abertas. Confira o programa e inscreva-se aqui.

O Enduro Equestre

O Enduro é uma competição de longa distância em que a velocidade deve se adequar à resistência. A prática proporciona grande interação do homem com o cavalo e com a natureza, em percursos que vão de 17km a 160km. Saiba mais


Fonte: Isabella Campedelli ; fotos: acervo pessoal

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.