superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

Uma despedida emocionante. Neste sábado (11/12), o garanhão de 18 anos, Quabri de L’Isle (Kannan GFE x Socrate de Chivre), se despediu das pistas durante uma cerimônia no CHI de Genève, templo do hipismo mundial na Suíça. Sobre a sela, estava o cavaleiro olímpico e amigo de longa data, Pedro Vennis. Emocionado, o atleta não conteve as lágrimas ao se despedir do parceiro. A dupla foi campeã de muitos concursos importantes, incluindo o Rolex Grand Prix de Genebra, em 2016, um dos prêmios mais importantes e lembrados de suas carreiras.

 QUABRI E PEDRO VENISS

Despedida emocionante de Quabri de L’Isle em Genebra. (Img: T. Van Halle)

Quabri é há anos um dos cavalos mais consistentes do mundo, tendo participado por duas vezes dos Jogos Olímpicos. Recentemente, em Tóquio, no Japão, o garanhão ficou em 6º lugar por equipes. Nas Olimpíadas do Rio, em 2016, ele ficou em 5º lugar por equipes. Quabri ainda venceu a BMO Nations Cup em Spruce Meadows em 2015, o Longines Challenge Cup em Barcelona em 2016, a Longines FEI Nations Cup de La Baule em 2018, a Longines FEI Nations Cup de Geesteren em 2019, bem como o ouro da equipe para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos em Lima em 2019. Clique aqui e confira todos os resultados do Campeão.

Em conversa com a CBH, após o evento, Pedro Vennis disse que está com Quabri há 8 anos. “Ele chegou pra mim com 10 e se aposenta agora aos 18 anos. Nesse período, ele me trouxe muitas alegrias. É difícil pensar em um único momento, mas se fosse pra escolher um talvez o grande prêmio de Geneve, em 2016. Um cavalo especial como ele muda a vida de um cavaleiro. Nesses 8 anos, ele foi o meu melhor amigo. Ele me fez realizar vários dos meus sonhos de infância. É um cavalo muito nobre”, destacou. Vennis ainda contou sobre os planos a partir de agora. “Ele vai pra Bélgica servir como garanhão e quando acabar a estação de monta, ele vai pra Espanha ficar comigo e descansar”, finalizou.

HIPSALT WR 07.08.21 8825

Pedro Veniss e Quabri de L’Isle durante as Olimpíadas de Tóquio (img: Wander Roberto/COB)

Confira a emocionante despedida de Quabri de L’Isle:

Em abril de 2020, durante uma live realizada pelo Canal do Hipismo, Pedro Veniss comentou sobre a parceria com Quabri ao longo dos anos. Na ocasião, o cavaleiro contou que o animal é o garanhão com o melhor caráter que já havia visto. “O Quabri pode chegar no paddock (piquete), relinchar um pouco ou até ir pra cima de algum cavalo, mas ele tem um amor ao ser humano que é incrível. Tudo o que você pede pra ele, ele faz. Se eu pedir pra ele saltar uma casa, ele vai tentar saltar. Se chegar um dia e você não estiver muito bem e falar pra ele: Quadri, me ajuda aí, me dá uma mão que hoje eu não estou muito legal, ele vai te dar a mão. Ele é um cavalo muito generoso”, ressalta.

Na live, Pedro Vennis ainda comentou sobre a personalidade de Quabri. “Eu acredito muito que cada cavalo é de um jeito e o bom cavaleiro é aquele que consegue entender cada cavalo. Ele é muito brincalhão, não tem maldade. Quanto mais você deixa ele à vontade, mais ele se sente bem e mais ele se sente importante e forte. Então, pode ter certeza, quando o Quabri está relinchando, pode contar com ele que ele tá bem”, brinca.

Confira um trecho da entrevista (entre os minutos 26:41 a 29:53, Pedro Veniss comenta sobre o Quabri):

Em entrevista ao portal World Of Show Jumping, publicada pelo Canal do Hipismo, também no ano passado, o tratador Luca Ferreira, que trabalhou por muitos anos ao lado do garanhão, relembrou o primeiro contato que teve com o animal e momentos importantes enquanto trabalhava com ele. “Quabri é o mais gentil possível. Minha filha de três anos pode abraçá-lo e beijá-lo em sua cocheira, e ele adora a atenção. Tão sério quanto ele pode ser na pista, ele também é realmente um doce. Eu gosto de dizer que ele é o rei (...) Minha melhor lembrança com ele seria ganhar o Grand Prix em Genebra. Havia tantos cavalos bons e rápidos naquele salto; Casall Ask, Flora de Mariposa, Nino des Buissonnets, Taloubet Z, Ursula XII… Ainda me lembro de Pedro me dizendo que tentaríamos, mas ambos sabíamos que seria quase impossível vencer. Quando ele realmente entrou e fez isso, foi difícil perceber. Como tratador , você trabalha o tempo todo, então, quando algo assim acontece, é realmente especial. Também tenho muitas outras boas lembranças dele no Pan Ams em Lima e no Spruce Meadows Masters, mas Genebra se destaca”, contou.

Mesmo fora das pistas, o legado de Quabri de L Isle continua. O garanhão tem mais de 180 filhos cadastrados na base de dados Horse Telex e a expectativa, agora, é que as novas gerações continuem trazendo alegrias e conquistando prêmios.

 

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.