superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

Tradução Alexandre Leão – Juiz FEI Paraequestre

Sessão 1
18 janeiro 2022

O primeiro dia do FEI Para Equestrian Forum incluiu discussões sobre a revisão do regulamento de Adestramento Paraequestre da FEI, revisão do regulamento de Adestramento Paraolímpico, Sistema de Educação de Oficiais e o World Challenge de Adestramento Paraequestre.

Com o FEI Para Equestrian Forum dando início ao período de consultas, as federações nacionais foram encorajadas a serem proativas no processo de apreciação dos temas apresentados.

Revisão de Regras e Restruturação do Regulamento

  • Os participantes do fórum foram recordados das datas-chave para o processo de revisão das regras do Adestramento Paraequestre:
  • 1 de março de 2022: Prazo para as federações nacionais encaminharem propostas de revisão do regulamento
  •  Abril de 2022: FEI Sport Forum
  • Julho de 2022: fornecimento por parte da FEI do rascunho das alterações do regulamento
  • Agosto de 2022: as federações nacionais terão sete semanas para revisar o rascunho e opinar a respeito.
  • Outubro de 2022: rascunho final publicado para votação na Assembleia Geral da FEI
  • Novembro de 2022: Assembleia Geral da FEI

Os participantes foram recordados de que uma restruturação integral do Regulamento de Adestramento Paraequestre da FEI (FEI Para Dressage Rule Book) será feita em 2022, a fim se tornar efetiva em 2023.

Reprises de Adestramento Paraequestre

Os participantes do Forum tiveram a oportunidade de discutir uma proposta para os novos nomes das reprises de Adestramento Paraequestre da FEI, que foram criadas para melhor refletir as diferenças no nível de capacidades requerido na estrutura de Adestramento Paraequestre.

Um ponto chave que surgiu nas discussões foi o de que os classificadores deveriam fornecer seu parecer sobre os movimentos a serem incluídos em cada nível de Grau. Deste modo as capacidades físicas necessárias para a execução dos movimentos e a paridade entre o escopo das incapacidades físicas dentro dos Graus poderá ser mais cuidadosamente avaliada.

Sistema de Educação de Adestramento Paraequestre

O diretor da FEI para Educação e Oficiais Frank Spadinger forneceu uma visão geral do Sistema Educativo da FEI e dos prazos para implementação das avaliações do Para Dressage CES (FEI Competency-based Evaluation System) e cursos de manutenção para 2023 e atualizações do Sistema Educativo da FEI para Oficiais de Adestramento Paraequestre. Esses passos estão sendo tomados para harmonizar o Sistema Educativo da FEI entre todas as disciplinas da FEI.

Tendo em vista que os oficiais são um componente-chave no esporte Paraequestre, eles devem ser providos das ferramentas para a execução de suas funções. Esses cursos têm como objetivo criar uma avaliação mais robusta dos oficiais, a fim de garantir que eles possam atingir os crescentes padrões exigidos no Adestramento Paraequestre.

Desenvolvimento do Adestramento Paraequestre

O conceito de FEI Para Dressage Challenge foi estimulado pelo FEI Solidarity Department como uma ferramenta-chave para o desenvolvimento das estruturas do esporte Paraequestre e de seus oficiais, assim como para alargar e aumentar os níveis de participação no esporte.

Fazendo uso de modelos já desenvolvidos no Volteio e no Adestramento, o conceito de FEI Para Dressage Challenge será criado com os seguintes objetivos em mente:

  • Fornecer um caminho para os para-atletas de eventos nacionais para internacionais e permitir que federações nacionais, comitês organizadores e oficiais nacionais obtenham mais experiência. 
  • Criar mais oportunidades para países em desenvolvimento para sediar eventos paraequestres.
  • Fornecer diferentes níveis dentro do Challange: Iniciantes (introdução à disciplina que será acessível a novos atletas); Intermediário (para motivar o progresso dos atletas); Avançado (um passo prévio ao primeiro nível internacional)
  • A equipe do FEI Solidarity, em conjunto com o Comitê Técnico Paraequestre, já está trabalhando a fim de lançar o Challenge em 2023.
  • Aos participantes do fórum foi também fornecida uma visão geral das ferramentas já disponíveis no FEI Solidarity, a fim de auxiliar o aumento da participação global nos países com vistas a desenvolver o Adestramento Paraequestre como esporte.

Elegibilidade

O dia foi concluído com uma sessão de perguntas e respostas em que as discussões indicaram para um alargamento das incapacidades elegidas a fim de permitir que incapacidades mentais sejam elegíveis para competir em Adestramento Paraequestre. Os delegados foram, em sua grande maioria, a favor desse movimento, embora tenha sido reconhecido que pesquisas devem ser desenvolvidas a fim de haver um sistema de classificação confiável. A viabilidade desse projeto será avaliada.

Sessão 2
19 de janeiro de 2022

A estrutura e o futuro desenvolvimento do Adestramento Paraequestre foram pontos-phave durante o segundo dia do FEI Para Equestrian Forum 2022.

Limitações da atual estrutura esportiva

Os seguintes pontos foram levantados no início da sessão

  • A atual estrutura do esporte Paraequestre tem criado obstáculos para o crescimento e desenvolvimento do esporte Paraequestre, limitando oportunidades para os atletas progredirem da participação em nível básico ao nível de competição internacional.
  • Com o enfoque na organização de eventos de nível 3*, atualmente não há incentivos para as federações nacionais hospedarem competições de 1* e 2*, tornando difícil para que novos atletas ingressem no esporte.
  • A estrutura atual torna difícil para que nações em desenvolvimento participem em eventos internacionais de Adestramento Paraequestre. E o crescimento global do esporte está limitado, uma vez que essas nações frequentemente não dispõem dos recursos para organizar eventos internacionais alto nível de Adestramento Paraequestre.
  •  A atual estrutura de competições por equipe está fragmentada e precisa estar em harmonia com as demais disciplinas da FEI.

Foi igualmente apontado que a restruturação de disciplinas como Volteio criou oportunidades para a progressão de atletas, resultando em um significativo aumento anual no número de competições, níveis de participação e países anfitriões.

Uma estrutura alternativa para o Adestramento Paraequestre

Uma estrutura de eventos mais progressiva foi apresentada aos participantes do Fórum, a qual estimula países a realizar competições em qualquer nível. Foi proposto que cada nível teria diferentes conjuntos de reprises com progressivo grau de dificuldade técnico. A ideia de um sistema de qualificação, com o objetivo de criar espaço para progressão de eventos de 1* para 3* também foi apresentada aos participantes do Fórum.

Durante as discussões, alguns delegados atentaram ao fato de que a introdução de um processo qualificatório poderia ser um obstáculo para a participação de alguns atletas e poderia limitar as possibilidades de progressão. Por essa razão, considerações terão de ser feitas para alternar caminhos de qualificação, como qualificação nacional, especialmente para países que tenham oportunidades limitadas de competição.

Foi também apontado que alguns países tiveram sucesso em integrar competições de 1* e 2* em eventos de 3*, aumentando o número de participações. Em geral, os participantes concordaram que deveria haver uma reprise Freestyle apropriada para cada nível durante competições de 1*-3*.

Uma Copa do Mundo (“World Cup”) e Série Copa das Nações (“Nations Cup”) para Adestramento Paraequestre

Durante a sessão foi apresentada a ideia de uma FEI World Cup™ e FEI Nations Cup™ Series para Adestramento Paraequestre como próximo passo no desenvolvimento do esporte.
Uma vez que as discussões sobre o formato e a estrutura de qualificação da FEI World Cup™ Series estão ainda em desenvolvimento, a sugestão foi de primeiramente organizar uma Final com atletas classificados para eventos de 3*, com uma abordagem passo-a-passo mais prudente para o longo prazo.

A introdução de uma FEI Nations Cup™ Series para o Adestramento Paraequestre permitiria que a disciplina se alinhasse mais proximamente da estrutura competitiva do Adestramento, tendo potencial de aumentar a cobertura de mídia para o Adestramento Paraequestre, desenvolver novos binômios cavalo/cavaleiro e permitir a cavaleiros menos experientes maior exposição a competições internacionais. Elevar o status da competição para 4* exigiria um padrão de qualificação para competir, o que seria equivalente aos padrões atuais para os Jogos Paralímpicos.

Durante as discussões, os participantes levantaram preocupações sobre o aumento potencial dos custos dessas Series para organizadores e as potenciais dificuldades para alguns países em participar de competições com equipes de três ou mais conjuntos.

Uma revisão das FEI Dressage Nations Cup™ Series está atualmente em desenvolvimento e as conclusões serão a base sobre a qual a estrutura do Adestramento Paraequestre será desenvolvida.

Desenvolvimento da Juventude

Concordou-se que o apoio e o reconhecimento de jovens atletas dentro das estruturas da FEI encorajariam as federações nacionais a fornecer mais apoio e oportunidades para o desenvolvimento de jovens atletas no esporte.

Foi reconhecido que o número limitado de participantes nas categorias juvenis torna difícil organizar classes específicas em cada grupo etário. Os participantes discutiram as possibilidades de introduzir um sistema de ranking FEI para as categorias juvenis, com premiação anual ao mais bem colocado cavaleiro juvenil em grupos etários específicos. Ficou acordado que mais trabalho precisa ser feito para assegurar que oportunidades justas estejam disponíveis para que os atletas alcancem sua pontuação no ranking durante o ano.

Revisão do Regulamento

Os participantes foram encorajados a apresentar outros tópicos do regulamento que eles tenham considerado que devem ser revistos na Revisão do Regulamento.

O uso de freio-bridão para os Graus I-III gerou muita discussão entre os participantes, com alguns citando o bem-estar do cavalo como razão para limitar seu uso, enquanto outros apresentam o argumento de que o freio-bridão contribui para a segurança do atleta, pois permite mais controle sobre o cavalo.

Houve também discussão sobre a introdução de um Painel de Supervisão de Juízes para Eventos de Adestramento Paraequestre. Os participantes concordaram que os custos para os organizadores teriam de ser considerados e que o Painel poderia ser um requisito apenas para Campeonatos da FEI e Jogos.

Os participantes também avaliaram se a Música de Equipe deveria ser produzida pelos atletas ou se a Comissão Organizadora deveria deixar essa tarefa com um coordenador de
música, que muitas vezes proporciona aos atletas músicas mais adequadas as suas apresentações. Alguns participantes reconheceram que ter um coordenador de música permitiria uma competição de mais alto nível entre os atletas.

Sessão 3
28 de janeiro de 2022

O último dia do 2022 FEI Para Dressage Forum teve como foco a avaliação e a revisão do Sistema de Classificação, a fim de assegurar que o Adestramento Paraequestre permaneça compatível com o código do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

Pesquisa sobre Classificação

A primeira sessão foi conduzida pela Dra. Sarah Jane Hobbs, da University of Central Lancashire, que forneceu uma revisão detalhada do Projeto de Pesquisa sobre Classificação, que está sendo conduzido em parceria com a Hartpury University.

O Projeto de Pesquisa sobre Classificação foi criado para realizar uma ampla verificação dos métodos usados para classificar as incapacidades elegíveis e seu impacto no desempenho no Adestramento Paraequestre.

O projeto tem como objetivo desenvolver uma compreensão abrangente do efeito de diferentes tipos de incapacidades físicas no desempenho no adestramento, que fornecerão recomendações para um sistema de classificação esportivo baseado em evidências e específico para o Adestramento Paraequestre.

Os estágios iniciais do projeto incluíram exercício para identificar medidas objetivas do desempenho do cavalo e do atleta no adestramento e as habilidades funcionais e as capacidades do cavaleiro que podem influenciá-los a alcançar pontuações mais altas.

Em uma segunda fase do projeto, pesquisadores identificaram as avaliações clínicas existentes que poderiam mensurar as incapacidades reconhecidas, a fim de ter maior impacto no desempenho individual no Adestramento Paraequestre. A Dra. Hobbs forneceu exemplos de como as variáveis das andaduras e dos movimentos (biomecânica) do cavalo foram analisadas e qual o impacto delas nas inúmeras incapacidades que os cavaleiros apresentam em cada Grau.

A Dra. Hobbs informou aos delegados de que a pesquisa estaria atualmente em um estágio emocionante, uma vez que as ferramentas de avaliação foram identificadas e o projeto de pesquisa procederá com o simulador de montaria e fase de testes clínicos.

Quando questionada se os testes ocorreriam em mais de um país, além do Reino Unido, a Dra. Hobbs concordou que uma amostragem de testes mais ampla seria preferível, no entanto existe uma necessidade em garantir que os protocolos utilizados para coleta de dados sejam replicados de maneira exata. A Classificadora-Chefe da FEI, Sharyn Gregory, frisou que a pesquisa seria expandida para incluir pesquisas direcionadas para outras áreas, como deficiência visual.

Mais informações sobre o projeto de pesquisa sobre Classificação, incluindo links para publicações e os trabalhos de pesquisa sobre os resultados do projeto até o momento podem ser encontrados no site dedicado à Pesquisa de Classificação da FEI.

Classificação da FEI durante a Pandemia

A Classificadora Chefe da FEI, Sharyn Gregory, forneceu um relatório sobre o processo de Classificação da FEI durante a pandemia de Covid-19. Os classificadores foram obrigados a se adaptar às mudanças constantes do conjunto de regras e restrições globais, para que o esporte ainda pudesse fornecer oportunidades de classificação, especialmente para os atletas em vias de competir nos Jogos Paralímpicos.de Tóquio 2020.

Um total de 105 atletas, dos quais 28 eram novos atletas, foram classificados em 28 eventos realizados entre janeiro de 2020 e novembro de 2021. Todas as modificações no Regulamento de Classificação da FEI exigiram discussão com o IPC, especificamente na preparação para os Jogos Paralímpicos, e aprovação do Conselho da FEI. Algumas restrições em razão da Covid-19 ainda estão em vigor, até novo comunicado.

Governança de Classificação

Os participantes do fórum receberam uma visão geral do sistema de Governança de Classificação e os passos que as Federações Esportivas Internacionais como a FEI devem tomar para desenvolver e implementar um sistema de classificação que esteja em conformidade com o Código do IPC e os padrões internacionais.

Os delegados foram incentivados a revisar os processos e acessar os formulários necessários para a Classificação FEI na página de Classificação FEI.

FEI Paraequestrian Forum 2022 - clique aqui

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.