superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

Brasileiros dominaram o placar e vêm com tudo para final individual nessa 4ª, 5/10, no Freestyle. Agora país já mira na formação da equipe rumo ao Pan 2023, que por sua vez vale vaga em Paris 2024.

O Brasil confirmou o favoritismo e conquistou o ouro por equipes nos Jogos Sul-americanos - Odesur 2022, nessa segunda-feira, 3/10, em Assunção. De quebra, o país também carimbou o passaporte para os Jogos Pan-americanos 2023, no Chile. As competições de Hipismo têm como palco o Club Hípico Paraguayo e o Adestramento está reunindo 17 conjuntos – 15 no Small Tour e dois no Big Tour – que representam seis países.

Na 2ª qualificativa individual e final por equipes, pela ordem na Intermediaria I, Vinícius Miranda e Biso das Lezírias, fechou com 66,324% de aproveitamento, Murilo Augusto Machado e Jorge VO, 65,853%, Paulo Cesar dos Santos e Fidel da Sasa JE, 68,470%, resultados da Inter I (Small Tour) e Victor Trielli Avila com Corsario IGS, 67,935% (já computado +3%) por concorrer no Grand Prix Special (Big Tour). Com esse resultado, a equipe brasileira fechou com 406,931%, somando o resultado dos dois dias - reprises São Jorge, Inter I, GP e GP Special, descartando a cada dia a nota mais baixa.

timebrasil0310

Paulo Cesar Santos, Victor Avila, Murilo Santos e Vinícius Miranda; img: Luis Ruas

A decisão da 2ª e 3ª colocação no pódio foi acirradíssima: Argentina foi prata, 390,809%, com o Uruguai, 390,089%, uma diferença de apenas 0,72%. As duas primeiras equipes - ouro e prata - garantiram vaga de seus países no Pan, por sua vez válido como qualificativa para Paris 2024.

podiogeral0310

Brasil, ouro, Argentina, prata e Uruguai, bronze; img: Luis Ruas

"É muito gratificante estar aqui, um sonho realizado", destacou Victor Avila, 26, único com experiência em Jogos Sul-americanos e que também foi campeão por equipes na edição de 2018 na Argentina. "Para coroar nossa vinda, essa medalha é muito especial. Temos muito a agradecer a toda a equipe e todos que nos dão suporte. Agora vamos brigar pelo pódio individual na quarta-feira", finalizou Victor, que garantiu dois primeiros lugares no GP e GP Special e classificação geral.

victoravila0310

Victor Avila e Corsário IGS no Grand Prix; img: Luis Ruas

Paulo Cesar, 39, fez sua estreia nos Jogos e busca seguir os passos do irmão gêmeo João Paulo Santos, medalhista pan-americano e campeão sul-americano individual e por equipes no Sul-americano 2018. "Estou muito contente por estar aqui e quero agradecer a toda a equipe e todos envolvidos, inclusivo à CBH e ao COB. Estamos sendo muito bem tratados. Agradeço aos tratadores, veterinários, treinadores, os proprietários do meu cavalo: a família Eusébio, minha família e também a Deus. Estou muito contente com essa medalha e vamos em busca de mais", destacou Paulo Cesar que venceu as reprises São Jorge e Inter I e em ambos os dias foi 2º colocado na classificação geral.

paulo cesar0310

Paulo Cesar e Fidel da Sasa em ação na Inter I; img: Luis Ruas

Para Vinícius, 26, é claro, a missão também foi cumprida. "Eu gostaria de agradecer a todos os meus treinadores desde o início da minha carreira até hoje, à proprietária do meu cavalo Barbara Laffranchi, a quem não tenho palavras para agradecer, ao nosso treinador oficial Norbert van Laak que vem nos ajudando muito, tratador, veterinário e família. O sentimento é de muita gratidão em estar aqui e ganhar e agora vamos para cima nas finais individuais", destacou Vinícius, 5º e 3º colocado na classificação geral nas duas provas.

vinicius miranda0310

Vinícius e Biso das Lezírias

Murilo, 26, era reserva e foi alçado à condição de titular, devido a uma indisposição e consequente desfalque de Florisbela, montaria de Eduardo Alves, o Duda, também só tinha motivos para comemorar. "Com certeza é um momento único poder estar aqui, estreando nos meus primeiros Jogos Sul-americanos. Concordo com tudo que já foi falado. Agradeço a Deus, aos proprietários do meu cavalo, ao Duda Alves, que está nos apoiando em tudo, a nossa família e todo Brasil que nos motivou a ter ainda mais garra para buscar o ouro."

murillo augusto0310

Murilo e Jorge VO; img: Luis Ruas

Fernando Sperb, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo no ciclo olímpico até Paris 2022, acompanhou de perto a conquista. "Missão cumprida, primeiro Sul-americano da nossa gestão e fomos ouro com 16% de diferença para a medalha de prata. Confirmamos a vaga para o Pan, a ascensão dos cavaleiros e das notas é cada dia maior. Todos estão animados, unidos e nosso técnico Norbert van Laak também muito empolgado com a evolução dos cavaleiros e agora vamos trabalhar para chegar ao Pan com as melhores notas", destacou Sperb.

fernando norbert0310

Fernando Sperb, presidente da CBH, com Norbert van Laak, treinador do Time Brasil, nos bastidores na conquista do ouro 

Norbert van Laak, técnico do Time Brasil, também fez sua avaliação. "Viemos aqui em busca do ouro e conseguimos. Nos colocamos sob pressão, mas é assim que se sobrevive no grande esporte. Fomos bem e, é claro, temos a melhorar. Mas, ao final, deu tudo certo e também temos que considerar que nossa equipe é formada por três estreantes. Estou orgulhoso pelo Brasil. Agora estamos qualificados para o Pan, vamos brigar por medalha e esperamos garantir a vaga em Paris."

paulocesar galope0310

Paulo Cesar e Fidel da Sasa JE no galope da vitória; img: Luis Ruas

No júri dos Jogos Sul-americanos estão atuando Sandra Smith Oliveira Martins, pela Argentina e presidente do juri, Claudia Mesquita Moreira (Brasil), César Torrente (Chile), Marian Cunningham (Peru) e Sandra Hotz (Estados Unidos).

victorgalope0310

Victor e Corsário IGS na volta da vitória; img: Luis Ruas

Nesta terça-feira 4, os animais passam por mais uma inspeção veterinária para seguir para a final individual que acontece na quarta-feira, 5, o Freestyle – prova com coreografia livre e música – da Intermediária I (Small Tour) e Grand Prix (Big Tour). A disputa vai contar com todos os conjuntos que tiveram aproveitamento mínimo de 62% e a pontuação das provas anteriores está zerada.

viniciusgalope0310

Vinícius e Biso das Lezírias na comemoração da vitória; img: Luis Ruas

 

MURIlo galope0310

Missão cumprida para Murilo e Jorge VO; img: Luis Ruas

Ouro - Brasil - 406,931%
Vinícius Miranda / Bizo das Lezírias - Dia 2: 66,324% - Dia 1: 67,029%
Murilo Augusto Machado / Jorge VO - Dia 2: 65,853% - Dia 1: 64,029%
Paulo Cesar dos Santos / Fidel da Sasa JE - Dia 2: 68,470% e Dia 1: 68,471%
Victor Trielli Avila / Corsario IGS - Dia 2: 67,202% e Dia 1: 68,935%
Prata - Argentina 390,809%
Bronze - Uruguai - 390,089%
4º Equador - 388,030%

Resultado completo

 

Imprensa CBH Carola May com imagens: Luis Ruas

 

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.