superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

Após disputa acirrada com a Argentina, no 2º percurso da Copa das Nações Brasil mostrou superioridade e faturou o ouro. Três brasileiros vêm entre os top 4 rumo à final individual na terça-feira, 11/10. Brasil, Argentina e Uruguai garantiram vaga de seus países no Pan -americano Chile 2023.

equipepodio0910

O ouro para o Time Brasil de Salto nos Jogos Sul-americanos 2022: Guilherme Foroni, Marcello Ciavaglia,  José Reynoso Fernandez Filho e Stephan Barcha; img: Luis Ruas

O domingo, 9/10, foi memorável para o Time Brasil de Salto no Club Hipico Paraguayo, em Assunção, nos Jogos Sul-americanos - Odesur 2022. Após a 1ª parcial individual e por equipes em que o Brasil largou com menos de uma falta (3,31 pontos) à frente da Argentina, a equipe do Brasil sagrou-se campeã com 11,02 pontos perdidos (pp) garantindo a vaga do país nos Jogos Pan-americanos 2023 no Chile. A Argentina foi vice, 22,33 pp, e o Chile, bronze, 29,90 pp.

1 equipegalope0910

Brasil no merecido galope da vitória; img: Luis Ruas

Quem abriu a rodada da final por equipes - disputada em 2 percursos idênticos com armação de Ivan Tagle - foi José Roberto Reynoso Fernandez Filho com Santiago Rosebud, seguido por Marcello Ciavaglia com GR Garuda, ambos com boas apresentações, mas com um derrube no último obstáculo. Depois foi a vez de Stephan Barcha e Chevaux Primavera Montana Império Egípcio que fechou sem faltas e um pontinho por excesso de tempo. Guilherme Foroni com Casella Blanca JMen, que teve um contratempo no 1º dia no aquecimento, desistiu após a 2ª falta por, àquela altura, já ter o resultado a ser descartado. Até então, o placar na briga pelo ouro com a Argentina ainda estava apertado.

stephan0910

Stephan e Chevaux Primavera Montana Império Egípcio em salto perfeito; img: Luis Ruas

Mas o 2º percurso foi perfeito: José Roberto e Santiago Rosebud, Marcello e sua GR Garuda abriram a rodada do Brasil sem faltas e quando Stephan com Chevaux Primavera Montana Império Egípcio também fizeram percurso limpo a missão foi cumprida por antecipação: ouro para o Brasil.

ze0910

Zé Roberto e Santiago Rosebud em vôo no Club Hipico Paraguayo;  img: Luis Ruas 

 

marcello0910

Marcellinho e GR Garuda dando show em pista; img: Luis Ruas

Stephan, líder individual rumo à final com 1,52 pp, a exemplo de toda equipe, só tinha motivos para comemorar. "Ouro é ouro, estamos aqui, é um prazer enorme ver essa equipe unida. O papel do nosso técnico Philippe Guerdat e do chefe de equipe Pedro Paulo Lacerda foi fundamental", disse Stephan, campeão individual na seletiva pan-americana e vice por equipes em 2018, evento realizado na Argentina e que foi considerado como Sul-americano.

stephan0910 1 

Stephan e Chevaux Primavera Montana na liderança da competição; img: Luis Ruas

Zé Reynoso, que integrou a equipe vice-campeã em 2018, fez coro. "Sem dúvida é a satisfação da missão cumprida. Agradeço à CBH, ao COB e conseguimos a vaga do nosso país para o Pan", que com seu resultado está na vice-liderança da competição, totalizando 4 pp.

ze0910 1

Missão cumprida para Zé Roberto e Santiago Rosebud  que em na vice-liderança individual ; img: Luis Ruas

"Para mim, é uma grande glória estar ao lado dessa equipe, também agradeço à CBH e ao COB. E fomos ouro: isso é bom demais!", destacou Marcellinho, 4º colocado na classificação geral individual com 5,50 pp.

marcello0910 1

Mais um flash da dupla Marcello e GR Garuda

Flávio Grillo (reserva) que está competindo no individual virou na 11ª colocação com 14,10 pp. "Agradeço a torcida de todos aí no Brasil, parabenizo toda a equipe e a CBH, capitaneada pelo Fefo (Fernando Sperb, presidente). É um grande prazer estar aqui", garantiu o cavaleiro.

grillo0910 

Flavio e Lorentino JMen; img: Luis Ruas

"Estou orgulhoso dos nossos cavaleiros, de todos os cinco: pois somos uma equipe. E foi muito importante para o Brasil, o chefe de equipe Pedro Paulo e para mim garantir a qualificação para os Jogos Pan-americanos, onde teremos a chance da qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris", resumiu Philippe Guerdat, técnico do Time Brasil de Salto.

pedro philipp arq0910

Pedro Paulo Lacerda, chefe de equipe, ao lado técnico Philippe Guerdat

Além do Brasil, ouro, Argentina, vice, o Uruguai, 4º colocado no placar das equipes, também garantiu a vaga no Pan 2023. O Chile, bronze, já tinha vaga garantida por ser o país sede.

podiogeral0910

Brasil,  ouro, Argentina, prata e  Chile, bronze

Fernando Sperb, presidente da CBH, resumiu as emoções da conquista e expectativas. "Passamos por um sufoco, com a égua do Guilherme que sofreu um contratempo na distensão ainda no primeiro dia. Mas acabamos tendo um sucesso enorme, com resultados expressivos principalmente no segundo percurso da Copa das Nações com desempenho espetacular dos nossos cavaleiros que nos assegurou a medalha de ouro sem precisar utilizar o último cavaleiro da equipe. Agora vamos com toda força para disputa individual e vamos tentar brigar por mais três medalhas. É bem difícil, mas vamos tentar."

fefo0910

Fernando Sperb,  presidente da CBH,  em entrevista com o Canal Olímpico do Brasil 

Ouro Brasil - 11,02 pontos perdidos (pp)
José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Santiago Rosebud - 4/0
Marcello Ciavaglia / GR Garuda - 4/0
Stephan Barcha / Chevaux Primavera Montana Império Egípcio - 1/0
Guilherme Foroni - 48 (des)/ff

Prata Argentina - 22,33 pp
Damian Ancic / Santa Rosa Chabacon - 1/4
Nicolas Elustondo / Cooper Gypsy - 38 elm / 8 Joaquin Albisu / Don Aurelio - 4/4
Martin Dopazo / Pegasus Chau Amore 4/0

3º Chile - 29,90
4º Uruguai - 69,10 pontos
5º Equador - 78,06 pontos

Parcial individual rumo à final
1º Stephan Barcha / Chevaux Primavera Montana Império Egípcio - BRA - 1,52 pp
2º José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Santiago Rosebud - BRA - 4 pp
3º Martin Dopazo / Pegasus Chau Amore - ARG - 4,46 pp
4º Marcello Ciavaglia / GR Garuda - 5,50 pp
11º Flávio Grillo / Lorentino JMen - 14,10 pp

 

Imprensa CBH Carola May com imagens: Luis Ruas

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.