superior hipismo 2

QUIZ CBH

ID CBH 4

O Campeonato Brasileiro da Juventude 2019 agitou o Clube Hípico de Santo Amaro (SP) durante cinco dias, entre 10 e 14/7. Foram definidos cinco títulos nas categorias de base de alto rendimento: junior (14 a 18 anos) - 1.40m, pré-junior (14 a 16 anos) - 1.30 metro, mirim (12 a 14 anos) - 1.20 metro, pré-mirim (11 a 13 anos) - 1.10 metro e mini-mirim (8 a 11 anos), 1 metro, com ótima participação de 177 conjuntos (cavaleiro x cavaleiros) de nada menos que 14 estados brasileiros.

Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo, Caio Sérgio de Carvalho, diretor das categorias de base, e Pedro Paulo Lacerda, diretor de Salto, acompanharam de perto a disputa que também valeu como última seletiva e observatória para formação dos Times Brasil - dois por categoria - rumo ao Sul-americano da Juventude 2019, no Paraguai, entre 16 e 22/9. A primeira fase de seletivas contou com quatro concursos e a 2ª fase foi o Campeonato Brasileiro, faltando apenas o da categoria Young Riders (16 a 21 anos), a 1.45m, que acontece no Rio de Janeiro, entre 25 e 28/7.

comissao tecnica cbh1407

Pedro Paulo Lacerda, diretor de Salto, Caio Sérgio de Carvalho, diretor das categorias de base e Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da CBH 

"Achei o Campeonato Brasileiro muito bom e cada vez mostra mais a importância das seletivas. A gente observa que as seletivas preparam muito bem o pessoal para chegar ao Campeonato Brasileiro que, por sua vez, vale como prévia para o Sul-americano. Então eu acho que esse modelo tem dado muito certo", ponderou Caio Sérgio de Carvalho, que acompanha a evolução e bem sucedida campanha da nata jovem do hipismo em Sul-americanos há mais de 10 anos. O Brasil é líder absoluto do quadro de medalhas na competição.

"Os resultados que temos conquistado vêm muito em função desse processo com boa armação e crescente grau de dificuldade dos percursos nas seletivas", observa Caio, ex-cavaleiro olímpico e treinador de diversas gerações de campeões. "No Campeonato Brasileiro temos um confronto direto entre os cavaleiros e as mesmas características do Sul-americano e, por isso, a parte emocional já é totalmente diferente. Nas seletivas sempre é possível descartar um percurso e no Brasileiro não, assim podemos observar ainda melhor os conjuntos", acrescentou o dirigente. "Agora a comissão da CBH já fez uma prévia do processo seletivo, vamos esperar o resultado oficial para ter certeza dos números e fazer uma avaliação final. Queremos soltar a convocação ainda antes do Brasileiro de Young Riders."

Os campeões brasileiros junior, pré-junior, mirim, pré-mirim e mini-miri 2019

Vale destacar que os campeões brasileiros 2019 e demais classificados em sua grande maioria trazem na bagagem títulos em categorias anteriores e até na mesma, reafirmando a importância do trabalho junto às categorias de base e constante renovação na formação de novos cavaleiros e amazonas de ponta. Nas provas finais todas as disputas têm altura elevada em 5 centímetros.

Junior - A última grande final do Campeonato Brasileiro foi a categoria junior (14 a 18 anos), a 1.45 metro. Dos 18 conjuntos que disputaram a 1ª parcial, 16 foram para a terceira e última prova sob dois percursos. Ao final somente a paulista Carolina Chade, a Cacá, montando Flying High das Umburanas, garantiu duplo zero falta sagrando-se vencedora da prova e do campeonato sem um único derrube totalizando apenas 1,71 pontos perdidos (pp) trazidos da 1ª parcial.

cacachade1407 6

Carolina com Flying High das Umburanas

Com essa conquista, Carolina, 16, acumula os títulos brasileiros mini-mirim 2014, o vice-campeonato sul-americanos mirim 2016, dois vice campeonatos brasileiros pré-junior 2017/2018 e agora o campeonato brasileiro pré-junior 2019. Carolina comentou sua conquista: "é fruto do trabalho de todos os dias, a dedicação e amor que eu tenho pelos cavalos e tudo que eu gosto. Então é muito bom ver todo o esforço e amor sendo recompensado nos resultados. Agora minha próxima grande meta é o Sul-americano."

Caio Sérgio de Carvalho comentou o resultado categoria. "Aqui no Brasileiro o resultado foi muito bom e acredito que teremos equipes fortes em condições de brigar por medalha no Sul-americano. Alguns juniores não participaram das seletivas e optaram durante o ano participar em GPs nacionais, o que também é dificil ", destacou o dirigente. Cobertura completa.

Pré-junior - Alto nível técnico marcou a final da categoria pré-junior (14 a 16 anos), a 1.35 metro. Dos 51 conjuntos na 1ª parcial, 31 disputaram a final e nada menos que quatro conjuntos fecharam com menos de 1 falta. Sagrou-se campeã a amazona do interior paulista Maria Luiza da Silva Martha Viera, a Malu, campeã sul-americana pré-junior 2018, conquistando seu primeiro título brasileiro. Malu montando Arica du Caillou, que está com a amazona há cerca de dois anos e meio, fechou o campeonato com apenas 0.64 pontos perdidos (pp), trazidos da 1ª prova em que ficou na 6ª colocação.

marialuiza1407

Maria Luiza e Arica du Caillou

"Muitos atletas da categoria pré-junior, recém subiram de categoria e foram super bem. Nós vamos formar duas equipes de cinco integrantes, mas pelo nível poderiam ser até três equipes", elogiou Caio Sérgio. Cobertura completa.

Mirim - Dos 30 conjuntos, 19 foram a terceira e última prova da categoria mirim (12 a 14), a 1.25 metro. Entre os cinco conjuntos que vinham zerados após 2ª parcial, dois mantiveram-se sem faltas após o 2º percurso da prova final: Felipe de Mello Siqueira Ferreira com CS Witch e Camila Junqueira Ribeiro de Mendonça montando Impressiv JMen, ambos representando São Paulo.

felipe1407 6

Felipe e CS Witch

Camila, 14, campeã paulista pré-mirim 2018 e mirim 2019, com Impressive JMen abriu o desempate com percurso limpo em 30s46, resultado que viria a lhe garantir o vice-campeonato. Depois Felipe, 14, campeão sul-americano pré-mirim 2018, partiu com tudo e em atuação perfeita com CS Witch conquistou o título brasileiro conduzindo CS Witch, pista limpa, 29s30.

"Esse ano tivemos um pessoal muito bom subindo para a categoria mirim e na primeira seletiva, a gente achava até que seria difícil formar uma equipe boa. Hoje temos duas equipes a serem formadas com quantidade de cavaleiros suficiente e muito bons." Cobertura completa.

Pré-mirim - Dos 34 que largaram na 1ª parcial da categoria Pré-mirim (11 a 13 anos), 22 habilitaram-se para a Final individual, a 1.15 metro. Após a 2ª parcial, quatro estava zerados, mas final da 3ª prova teve desempate na corrida pelo título entre quatro jovens talentos com 4 pontos. Sagrou-se campeão mineiro Henrique Dias Renno Silva montando Oracle Tok, sem faltas, 31s25.  "Na primeira seletiva pré-mirim em Curitiba, eu achei que o nível estava fraco. Agora aqui no Brasileiro, os cavaleiros e amazonas já estão totalmente diferentes. Os quatro primeiros do Brasileiro também foram os quatro primeiros da seletiva. Então as seletivas realmente preparam muito bem", observou Caio Sérgio. Cobertura completa.

Henrique2 1307 650

Henrique e Oracle Tok

Mini-mirim - Dos 44 conjuntos que largaram na 1ª parcial 28 foram para a final individual, a 1.05 metro. Sete mantiveram-se zerados após a 3ª prova, levando a decisão a um emocionante desempate em que o tempo ideal - 43 segundos - foi mantido oculto. Cinco conjuntos voltaram a zerar no desempate e ao final com tempo revelado a amazona de São Paulo Raffaella Frugoli de Salles, 10, comemorou seu primeiro título brasileiro. Montando MC Fortuna Lutz, a amazona que fazia volteio desde os dois anos e passou a saltar aos 8 anos, registrou 43s03, o que lhe rendeu uma aproximação ao tempo de ideal de 0s3 e a vitória. Cobertura completa. 

Rafaella1307 650

Rafaella e MC Fortuna Lutz

Fonte: Imprensa CBH

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
             
 logo rocha 35            anonimo

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.